Responsável pela construção e operação do Sistema Logístico de Etanol no Brasil, a Logum Logística S.A., é o resultado da integração dos projetos da Uniduto, CentroSul e PMCC para implantação do sistema multimodal de transporte e armazenagem de etanol. Recentemente, a Logum contratou a Astrein – empresa especializada em soluções para gestão de ativos, facilities e centrais de cadastros – para desenvolver um cadastro unificado e eficiente com o objetivo de otimizar as compras de materiais e a contratação de serviços.
Arnaldo Toscano, gerente corporativo de contratos e suprimentos da Logum, conta que desde sua criação, em 2011, a empresa cresceu de forma bastante agressiva. “A estratégia adotada funcionou bem para as necessidades dos últimos dois anos, mas agora precisamos progredir e chegar a outro patamar de gestão que atenda a demanda da Logum para os próximos anos”.
Em 2013, a base de materiais da empresa cresceu exponencialmente, passando de 1600 itens em março para 6 mil itens em outubro. O cadastramento de materiais era executado de forma simplificada, o que gerava duplicidade de códigos, incertezas quanto a descrições, erros na alocação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e muito retrabalho. Com o grande aumento de informações, a empresa optou por estabelecer um plano de trabalho que, entre outras ações, contemplasse a manutenção e saneamento dos dados a fim de obter um cadastro unificado, completo e inequívoco.
Toscano explica que, quando começou a procurar uma solução no mercado, buscava resolver dois problemas. “Precisávamos de uma solução para organizar nossa base já existente e também garantir o correto cadastramento dos itens no futuro. Dentre as empresas consultadas, a Astrein apresentou melhor relação custo-benefício, demonstrou melhor conhecimento do escopo que seus concorrentes e nos surpreendeu com uma abordagem bastante profissional a respeito da solução sugerida”.
A Astrein irá fornecer à Logum listas de dados prontas com itens já cadastrados e será responsável pelo saneamento de toda a base de materiais da empresa, alocando a correta designação e codificação, além de realizar governança no cadastramento de novos itens.
A nova solução irá envolver as áreas de engenharia, administração, TI e operações, além da área financeira que, apesar de não ser grande requisitante de materiais, será beneficiada com o correto endereçamento da NCM, diretamente relacionado as alíquotas de II e IPI.
Com o cadastro devidamente centralizado e saneado, a empresa irá evitar a duplicidade de itens, aumentar a acuracidade das descrições, facilitar a identificação e, consequente, aquisição dos materiais, reduzir o tempo de ciclo de compras, economizar com compras mais assertivas e reduzir estoque, entre outros benefícios.
“Em 2014 queremos rever todos os procedimentos de compras, elaborar indicadores, controles e implantar uma célula de recebimento fechando o processo de aquisição e contratação”, finaliza Toscano.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!
Parabéns para Logum em implantar este sistema, vai reduzir custo do almoxarifado e confiabilidade, a Astren em sistema informatizado conhece muito bem.