monteeuse 750x120

Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Workshop sobre Sistemas de Água Gelada em São Paulo enfoca eficiência enérgetica

Dentro do PBH - Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCS

Eventos, Seminários - 16/04/2016

Estão abertas as inscrições para o III Seminário sobre sistemas de águas geladas – chillers, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo. São 300 vagas gratuitas para o seminário promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento tem por objetivo discutir as alternativas mais modernas disponíveis no mercado para substituição do gás HCFC-22, que possui grande potencial de destruição da camada de ozônio e está presente nos sistemas de refrigeração central de edifícios.

In-Haus 750x120

O debate também abordará a melhoria da eficiência energética dos aparelhos nos prédios, para menor consumo de energia e maior conforto dos usuários. Muitas vezes, os equipamentos de refrigeração em edifícios são antigos e se encontram em defasagem em relação aos índices de eficiência energética adotados atualmente.

“Quando este projeto foi concebido, tínhamos como objetivo apoiar o retrofit (introdução de nova tecnologia em antigos equipamentos) em edifícios, para eliminar o uso de CFC e HCFC em Chillers. Hoje, percebemos a necessidade de aumentar foco para toda a instalação de ar condicionado, para buscar a eficiência energética e o conforto do usuário”, destaca Frank Amorim, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

O seminário está voltado para engenheiros e técnicos especialistas que atuam como gerentes de projeto, operação e manutenção de sistemas de água gelada em edificações ou indústrias. Também para professores universitários e demais profissionais interessados.

Serão dois dias de palestras com profissionais nacionais e internacionais, que desenvolvem pesquisas com reconhecimento de nível global sobre o tema. Este é o terceiro e último seminário sobre o assunto. As edições anteriores aconteceram no Rio de Janeiro e em Fortaleza. No âmbito do projeto, estão previstos também dois cursos de formação técnica, a serem realizados em Brasília e em São Paulo, ainda no primeiro semestre deste ano.

O seminário integra o Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers, desenvolvido no âmbito do Protocolo de Montreal, que é um tratado internacional firmado por 197 países desde que foi aberto para adesões, em 1987.

Em linhas gerais, o documento impõe obrigações específicas aos signatários, em especial a progressiva redução da produção e consumo das substâncias destruidoras da camada de ozônio até sua total eliminação.

A inscrição no seminário pode ser feita por meio do link para o site da PNUD

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Fabiana

    Bom dia,

    Sobre o Workshop de “Água Gelada”, gostaria de saber se tem algum link, ou material sobre o assunto discutido. Peço que se tiverem o material a compartilhar encaminhar para o e-mail fabiana.carque@gmail.com
    Desde já agradeço;

    Att:. Fabiana Silva

× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120