Durante uma aula, num curso de pós-graduação em Gestão de Ativos, um aluno me perguntou quais seriam, de forma muito condensada, os principais pontos a serem observados pela Gestão de Ativos com uma postura de prevenção de problemas.
Na hora, me lembro, como a aula era no modo remoto, enumerei os principais pontos que ocorreram na hora. Prometi ao aluno, e aos demais que se interessaram vivamente pela tal lista, que iria escrever as dicas.
Aqui vão elas:
Dez boas dicas para quem sempre busca melhorias e investe em inovação na Gestão de Ativos
- Prevenção de Falhas: Sistemas de monitoramento eficazes identificam comportamentos e tendencias de variáveis diversas, permitindo antecipar-se a falhas e defeitos, reduzindo perdas técnicas, financeiras, na segurança do trabalho e no que diz respeito ao meio ambiente..
- Avaliação do atendimento: Qualidade na Manutenção tem ainda pouca atenção. Ferramentas de registro e monitoramento permitem a análise do desempenho das manutençöes, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhorias.
- Treinamento direcionado: Com a análise de dados em tempo real, a Manutenção pode desenvolver programas de treinamentos personalizados, focando nas necessidades específicas de cada colaborador.
- Aumento da eficiência operacional: Processos devem ser revistos regularmente. A tecnologia hoje disponível proporciona uma visão clara sobre o fluxo de trabalho, permitindo otimizações que melhoram a eficiência da equipe.
- Experiência do cliente aprimorada: Ao monitorar tempos e movimentos de resposta às solicitações, podemos garantir que os “clientes” recebam um atendimento rápido e de qualidade, promovendo a satisfação de quem mais importa..
- Análise de dados avançada: Ousar pode ser o próximo e inexorável passo. Soluções integradas de IA oferecem insights valiosos sobre o comportamento dos equipamentos e mesmo dos usuários/operadores, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva no planejamento e na programação dos serviços.
- Detecção de falhas: Sistemas de monitoramento podem detectar padrões de falha em tempo real, protegendo a empresa contra perdas de insumos, acidentes com trabalhadores, danos à reputação e prejuízos aos negócios.
- Relatórios em tempo real: Não dá mais pra viver sem um bom sistema de gestão de ativos. Com um bom software é possível ter acesso a relatórios detalhados e indicadores-chave, facilitando a gestão e o acompanhamento dos resultados.
- Integração com outras ferramentas: Muitas soluções de monitoramento podem ser integradas a outros sistemas de gestão, proporcionando uma abordagem mais holística para a administração da Gestão de Ativos em todas as suas dimensões.
- Inovação contínua: Investir em tecnologia é investir no futuro. Softwares de gestão e as soluções em monitoramento estão em constante evolução, trazendo novos recursos que atendem às necessidades emergentes do mercado.
Tem mais? Sim, mas aí deixa de ser um resumo. Voltamos ao assunto, com certeza.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!