Terminou ontem (27/10), em São Paulo, a terceira edição do Fórum Gestão Operacional de Parques Eólicos, que reuniu especialistas e empresários do setor para debater o tema Operação e Manutenção (O&M) de parques eólicos.
Com o Brasil tendo uma excelente perspectiva de mercado para a energia eólica, com um parque gerador instalado da ordem de 6,7 GWh em mais de 270 usinas em operação, o crescimento vertiginoso nos últimos 5 anos, traz consigo um desafio enorme para O&M destas unidades geradoras.
Com falta mão de obra especializada, conhecimentos específicos concentrados no setor e custos muitas vezes elevados são alguns dos desafios que investidores estão enfrentando para assegurar esta tarefa dentro dos cronogramas previstos para os projetos e tendo em vista evitar paradas não programadas.
O evento reuniu executivos de várias empresas para fazer network, trocar experiencias e possibilitar negócios pois são poucos os fabricantes e menor ainda o número de empresas que oferecem soluções específicas em O&M.
Num momento de crise na economia nacional, a geração eólica é uma janela de oportunidade para quem está chegando neste mercado pois é muito limitado o universo de atores técnicos a que se possa recorrer para assegurar a operação e manutenção eficaz das usinas eólicas no país. Com tudo ainda muito novo no setor faltam até indicadores chave de performance no setor, que permita se fazer benchmark e daí se evoluir nas melhores e consagradas práticas.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!
Energia de fontes renováveis e um mar de oportunidades. A falta de mão de obra qualificada existe quando ela exige experiência prévia, mas se olharmos para a mão de obra de outros setores pode se trazer conhecimentos adquiridos e se criar as melhores práticas em parques eólicos, fotofoltaicos, … Como você mesmo afirma é uma oportunidade.