O setor industrial exige informações mais precisas para ajudar a enfrentar os crescentes desafios da incerteza econômica, ambientes geopolíticos instáveis, escassez histórica de mão de obra e cadeias de suprimentos interrompidas
Estudo global da AVEVA, líder global em software industrial, revela que mais de 8 em cada 10 altos executivos de multinacionais industriais afirmam que as principais decisões de negócios estão sendo tomadas sem a total visibilidade de dados e conhecimento de suas plantas e ativos. O estudo, denominado “Connecting the Future“, lançado em parceria com a Wakefield Research, entrevistou 650 executivos de empresas globais com receita anual mínima de US$ 50 milhões de segmentos de produtos químicos, manufatura e energia na América do Norte, Europa e Oriente Médio.
Com a perspectiva de que as interrupções comerciais globais podem continuar ocorrendo no futuro, 87% dos executivos planejam aumentar o investimento em soluções digitais industriais nos próximos 12 meses, uma vez que dados conectados podem orientar as decisões necessárias para enfrentar os crescentes desafios combinados de incerteza econômica, ambientes geopolíticos instáveis, escassez histórica de mão de obra e cadeias de suprimentos interrompidas.
Mais do que nunca, líderes industriais em setores-chave, como Óleo & Gás, Energia, Manufatura, Serviços Públicos e Transporte, entendem a necessidade de alavancar soluções digitais agora. Os maiores investimentos para lidar com as complexidades da cadeia de suprimentos estão em soluções de análise e Inteligência Artificial (IA), Internet Industrial das Coisas (IIoT), computação em nuvem e computação de chão de fábrica nos próximos 12 meses.
“Os setores industriais estão enfrentando desafios econômicos complexos e em constante mudança, desde o aumento dos custos até a necessidade de descarbonizar a cadeia de suprimentos, além da escassez de mão de obra. Com dados precisos e confiáveis, as empresas podem gerar insights acionáveis para enfrentar esses desafios”, afirma Kim Custeau, vice-presidente executiva de portfólio da AVEVA. “As empresas líderes estão investindo em soluções de software baseadas em nuvem, enriquecidas com IA específicas do seu setor, para conectar suas equipes, impulsionar uma colaboração mais profunda e construir as indústrias do futuro. Isso dá aos líderes os recursos de agilidade, resiliência e sustentabilidade de que precisam para ter sucesso no cenário industrial em rápida evolução de hoje.”
O estudo revelou ainda outras descobertas importantes:
- Nuvem, analytics e IA impulsionam a maioria dos investimentos: As empresas estão avaliando uma série de soluções digitais para combater a falta de informações com dados, incluindo computação em nuvem, infraestrutura de gerenciamento de dados, opções de trabalho flexíveis, analytics e Inteligência Artificial. Mais de 3 em cada 5 dos principais executivos incluíram computação em nuvem (63%) e análise e IA (62%) entre suas principais áreas de prioridade para aumentar o investimento nos próximos 12 meses, e quase todos (98%) avaliam como essencial aumentar sua engenharia industrial existente e fluxos de trabalho de operações com recursos de nuvem.
- EUA lideram a jornada caminho a soluções digitais industriais: O estudo revela que os executivos norte-americanos são mais propensos a dizer que o investimento de sua empresa aumentará significativamente nos próximos 12 meses (35%), ante uma média global de 27%.
- A indústria química está priorizando investimentos digitais para impulsionar um futuro mais sustentável. O estudo mostra que 62% dos líderes do setor químico aumentaram ou aceleraram seus investimentos em soluções digitais industriais nos últimos anos, percentual significativamente maior do que os demais setores. Isso pode ser uma resposta ao aumento das regulamentações ambientais e às pressões de sustentabilidade, apontada por 33% dos entrevistados como o desafio mais significativo que enfrentarão nos próximos 12 meses (em comparação com 23% da média dos demais setores).
- Escassez histórica de mão de obra representa uma ameaça urgente às iniciativas digitais industriais. Quase metade das empresas pesquisada (46%) relata que tem sido muito ou extremamente difícil encontrar talentos com os conjuntos de habilidades necessários para apoiar suas prioridades digitais industriais. Quase metade das empresas desses setores (47%) investirá significativamente nos próximos 12 meses para apoiar as oportunidades de força de trabalho fora dos locais e horários tradicionais, incluindo trabalhadores no chão de fábrica e aqueles envolvidos em operações e produção.
- Compartilhamento de informações dentro e fora das unidades de negócios é fundamental. Quase metade dos executivos (45%) inclui permitir o compartilhamento de informações com parceiros confiáveis por meio de um ecossistema de informações aberto e interoperável entre as principais iniciativas digitais com maior potencial de impacto na lucratividade e sustentabilidade em sua organização. De fato, os executivos relatam que os benefícios mais comuns de ter um ecossistema de compartilhamento de informações aberto e agnóstico são maior eficiência e inovação (48%), aumento da satisfação dos funcionários (45%) e permanecer competitivo com outras empresas (44%).
Sobre a AVEVA
A AVEVA é líder global em software industrial, estimulando a ingenuidade para impulsionar o uso responsável dos recursos do mundo. A plataforma e aplicativos de nuvem industrial segura da empresa permitem que as empresas aproveitem o poder de suas informações e melhorem a colaboração com clientes, fornecedores e parceiros.
Mais de 20.000 empresas em mais de 100 países dependem da AVEVA para ajudá-las a fornecer o essencial da vida: energia segura e confiável, alimentos, medicamentos, infraestrutura e muito mais. Ao conectar pessoas com informações confiáveis e insights enriquecidos com IA, a AVEVA permite que as equipes projetem operações eficientes e otimizem as operações, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade.
Nomeada como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a AVEVA apoia clientes com soluções abertas e a expertise de mais de 6.400 funcionários, 5.000 parceiros e 5.700 desenvolvedores certificados. Com operações em todo o mundo, estamos sediados em Cambridge, Reino Unido e listados no FTSE 100.Learn mais da Bolsa de Valores de Londres no site.
Informações para a Imprensa
Fábio Aguiar — fabio@gpcom.com.br – (11) 99171-6327
Nando Rodrigues — nando@gpcom.com.br – (11) 98765-0736
Giovanna Picillo — giovannapicillo@gpcom.com.br – (11) 99175-7550
Fone: (11) 3129-5158
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!