Líder em inovação e soluções digitais para o mercado, a Siemens está implementando um novo sistema de comunicação operacional e digitalização de dados no RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
Denominada AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System), essa tecnologia de comunicação móvel por banda larga transmitedados e imagens em tempo real para os operadores do aeroporto, facilitando e otimizando toda a gestão do local,que recebe cerca de 15 milhões de passageiros e opera mais de 50 mil voos todos os anos.
Os dados são obtidos por meio de sensores e câmeras instaladas tanto em ativos móveis (ônibus de passageiros, veículos de operadores de pista, escadas de embarque, etc) quanto fixos (como radares e sensores da pista). O sistema foi desenvolvido em conjunto pelas áreas de Digital Industries e Smart Infrastructure da Siemens para atender as necessidades específicas do RIOgaleão.
Um exemplo de aplicação dessa solução inovadora é a verificação da lâmina d’água na pista, que hoje é realizada manualmente e informada por rádio à torre de controle, comunicação essa que é suscetível a falhas dependendo das condições no local. Com o AeroMACS, o veículo utilizado para a análise é equipado por câmeras e sensores que passam informações detalhadas e em tempo real aos operadores da pista, elevando o grau de confiabilidade e segurança por meio dos dados gerados.
Devido à complexidade operacional de um aeroporto, o novo sistema pode ter aplicações diversas para facilitar a gestão pelos operadores, como: monitoramento de veículos, fluxo de passageiros em áreas específicas; maior controle das aeronaves na pista; entre outros.
Por introduzir uma nova tecnologia na gestão dos aeroportos, a operação desse sistema no RIOgaleão está em período de testes e sua licença está em análise por órgãos como Anatel e ANAC com previsão de ser regulamentada até o final deste ano.
Disponível em: encurtador.com.br/hqGT6
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!