Pesquisa nacional do site www.indicadoresdegestao.com aponta variação positiva acima dos 20% nos cargos superiores
O site www.indicadoresdegestao.com faz pesquisas na área de Gestão de Ativos no Brasil desde 2009.
Dentre as pesquisas contínuas se destaca a pesquisa que monitora “Salários e Benefícios na Manutenção Brasileira”.
No bienio 2023-2024, com participação de mais de 1200 profissionais de 56 segmentos industriais diferentes, de todos os cantos do país, o levantamento mostra que os salários na área tiveram um aumento de 7,6%.
Descontando a inflação nacional na casa dos 5%, temos um aumento real de 2,6% para a turma que rala no dia a dia em manutenção industrial e predial, gestão de facilities.

Pesquisa feita pelo site www.indicadoresdegestao.com
No gráfico acima, que extratifiquei para a turma em cargos de gestão, vemos que nestas posições no topo da hierarquia, houve valorizações expressivas como Gerente de Engenharia (33%), Gerente de Manutenção (26%) e Gerente de Facilities (27%).
A valorização dos profissionais de manutenção se mostra também na diminuição de 8,2% (2023) para 7,5% do pessoal que se apresenta como desempregado. A pesquisa mostra também que o tempo médio do pessoal desempregado na busca de uma nova contratação caiu de 8 meses para 7 meses.
Com a economia mundial entrando num ciclo de revisão geral, mudanças disruptivas acontecendo por conta da tecnologia, a turma da Manutenção está surfando ondas mais altas. Quem tiver mais preparo e acordar cedo, vai pegar o melhor da temporada.
Confere?
Se quiser participar da pesquisa, acesse o link https://salariosnamanutencao.questionpro.com e faça seu benchamarking.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!