LACTEC: O Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE 2025) reúne os principais representantes para debater os desafios da transição energética e as mudanças climáticas
O presidente do Lactec, Maximiliano Andres Orfali, participa no dia 12 de junho do Painel “Inteligência Artificial, Clima e Transição”, durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE 2025). Consolidado como um dos principais fóruns de discussão do setor, o evento ganha, neste ano, uma importância ainda maior ao se conectar diretamente com o maior debate climático global: a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), no Brasil. A Conferência será realizada em Belém (PA), em novembro.
Nesta edição, o ENASE figura como o centro das discussões sobre a transição energética justa e inclusiva, políticas climáticas e regulações que devem acelerar a descarbonização do setor. O evento contará com a presença de autoridades, executivos e especialistas nacionais e internacionais que debaterão propostas concretas para a transformação do setor elétrico diante das metas globais de neutralidade de carbono.
Na sua participação, Maximiliano Andres Orfali destacará a integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) na cadeia de energia, com ênfase em sua aplicação em soluções que promovem eficiência, segurança e sustentabilidade dos sistemas elétricos. Segundo Orfali, “a IA aplicada à gestão energética está revolucionando a forma como monitoramos e operamos os ativos do setor, antecipando falhas, otimizando o desempenho e contribuindo de forma direta para a resiliência do sistema frente aos desafios climáticos”.
O presidente do Lactec também abordará aplicações de IA+IoT voltadas à mitigação dos efeitos de eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes nos grandes centros urbanos. “Tecnologias que permitem o monitoramento meteorológico em tempo real e o deslocamento estratégico de equipes de recomposição, por exemplo, vêm se mostrando essenciais para reduzir o impacto de chuvas e ventos intensos sobre a infraestrutura elétrica”, analisa Maximiliano Andres Orfali.
O Lactec, um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, posiciona-se como autoridade em inovação tecnológica no setor de energia, oferecendo soluções integradas que apoiam a transição para uma matriz mais limpa, eficiente e resiliente. Durante o painel, a presença do presidente reforça o papel da instituição na vanguarda do desenvolvimento tecnológico alinhado aos compromissos climáticos globais, especialmente em um ano estratégico para o Brasil no cenário internacional.
ENASE
Realizado anualmente pela Informa Markets, em 2025, o evento acontece nos dias 11 e 12 de junho, no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro (RJ), reunindo lideranças do governo, empresas, academia e entidades setoriais para discutir os rumos do setor diante das metas de neutralidade de carbono e da preparação do Brasil para sediar a COP30. A programação completa e inscrições estão disponíveis no site: www.enase.com.br
Sobre o Lactec – O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Saneamento, Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há 65 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Ao longo da sua história, consolidou-se com a conclusão de mais de 500 projetos. Possui mais de 300 profissionais, entre mestres e doutores, com sólida experiência de mercado. Sua sede administrativa fica em Curitiba, onde estão instaladas outras quatro unidades tecnológicas com ampla infraestrutura de laboratórios para atendimento a diversos segmentos industriais, além da unidade localizada em Salvador-BA. O Lactec é Unidade Embrapii de Inteligência Embarcada e em 2023 tornou-se Future Grid, o Centro de Competência Embrapii em Smart Grid e Eletromobilidade.
Saiba mais em: lactec.com.br
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!