No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Google Meet é uma ferramenta acessível para que todos possam desenvolver suas atividades profissionais de forma colaborativa
São Paulo, dezembro de 2021 – De janeiro a abril de 2021, o uso do Google Meet, serviço de comunicação por vídeo do Google Workspace, apresentou um crescimento de 275% no Brasil. Esse número mostra que ferramentas de trabalho colaborativo, como as plataformas de videoconferência, têm ganhado espaço e ajudado os profissionais a desempenharem suas funções, mesmo remotamente. E isso inclui pessoas com deficiência.
Hoje, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, levantamos alguns recursos de acessibilidade disponíveis no Google Meet que são úteis para tornar o dia de trabalho mais efetivo e leve. Veja abaixo:
Legendas Instantâneas: ao contrário do que muitos acreditam, as legendas instantâneas não são úteis apenas para reuniões com gringos. O recurso também permite exibir legendas para que os participantes surdos ou com perda auditiva consigam acompanhar o que está sendo falado nas videoconferências.
Como ativar ou desativar as legendas:
Acesse o Google Meet usando um computador
Participe de uma videoconferência
Na parte inferior, clique em Ativar Legendas ou Desativar Legendas
Como alterar o idioma:
Na parte inferior da tela da videoconferência, clique em Menu Legendas
Escolha um idioma Aplicar
Leitores de tela e lupas: foi-se o tempo em que as lupas eram usadas apenas por detetives em filmes ou desenhos animados. O próprio Inspetor Bugiganga, famoso desenho da década de 90, já fazia uso da tecnologia em suas missões, não é mesmo? O fato é que recursos para melhorar a visualização se tornaram tão comuns que passaram a ser acessíveis também em ferramentas como o Google Meet. Através do recurso de leitores de tela e lupas, pessoas cegas ou com baixa visão podem usar o leitor de tela integrado, o zoom em tela cheia e as cores de alto contraste para terem uma melhor visualização da videoconferência.
Atalhos do teclado: quem nunca precisou mutar o microfone para tossir ou bloquear a câmera para atender a ligação de um parente durante uma videoconferência? Esses recursos, assim como tantos outros, são acessíveis também para pessoas com deficiência. Veja alguns exemplos:
Ctrl + e para ativar ou desativar a câmera
Ctrl + d para ativar ou desativar o microfone
Ctrl + Alt + h para levantar ou abaixar a mão
Ctrl + Alt + p para mostrar ou ocultar participantes
Para ter acesso à lista completa de atalhos do teclado para pessoas com deficiência, clique aqui.
Sobre o Google Workspace
O Google Workspace permite que equipes de todos os tamanhos se conectem, criem e colaborem – para impulsionar a inovação a partir de qualquer dispositivo e local. Construído na plataforma de colaboração e comunicação nativa da nuvem líder do setor, o Google Workspace reúne os aplicativos amados por bilhões de pessoas – Gmail, Chat, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Meet e muito mais – em um único espaço de trabalho integrado.
Contato para imprensa:
google@cdicom.com.br e imprensa@google.com