A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última quinta-feira (18), em Brasília (DF), o planejamento e as atividades em andamento para implantação do Programa de Eficiência Energética (PEE) no âmbito de suas organizações militares, com inserção de fontes como a Solar Fotovoltaica. Em reunião com o Diretor-Geral da Aneel, André Pepitone, o Coordenador-Geral do Programa de Eficiência Energética da FAB, Coronel Aviador André Luiz dos Santos Caldeira, apresentou os principais aspectos do Programa de Eficientização, que tem como objetivo aperfeiçoar a Gestão Energética em toda a Força, bem como otimizar recursos.
“O EMAER está coordenando as ações de eficiência energética e de sustentabilidade no âmbito da FAB, que incluem não apenas o diagnóstico técnico e a apresentação de projetos de eficiência às distribuidoras locais de energia elétrica, mas também a conscientização coletiva no uso racional dos recursos energéticos”, ressalta o Coronel Caldeira.
Segundo o oficial, os estudos e projetos da Instituição seguem a metodologia da Aneel e protocolos internacionais na busca pela máxima eficiência nos sistemas de iluminação, de condicionamento de ar, de refrigeração, motriz e aquecimento de água.
Neste contexto, as Guarnições de Aeronáutica (GUARNAE) sediadas em diversas localidades, tais como Boa Vista (RR), Brasília (DF), Natal (RN), Anápolis (GO), Canoas (RS) e São José dos Campos (SP), já iniciaram as tratativas com as distribuidoras regionais de energia, visando o estabelecimento de parcerias institucionais. “Estamos nos planejando para que a FAB seja, a curto prazo – de 5 a 10 anos –, referência em sustentabilidade no setor público”, informou o Coronel Caldeira durante a reunião na Aneel.
Fonte: Procel Info
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!