Recebi nota do Instituto de Engenharia informando que nesta sexta-feira, 13/01/2023, foi aniversário de Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil.
Formada em 1940 no Paraná, Enedina superou todos os tipos de desafios, obstáculos e assédios cometidos por professores e colegas na época, além do massivo e impetuoso preconceito que existia naquele tempo.
Antes da sua aptidão profissional como engenheira, Enedina foi empregada doméstica e babá da família do delegado e major Domingos Nascimento Sobrinho, que investiu nos estudos de Enedina Alves em colégios particulares para ela acompanhar sua filha.
Após sua formação, a engenheira iniciou a carreira na Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas como auxiliar de engenharia.
Após isso, foi transferida para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, trabalhando no Plano Hidrelétrico do estado e gerenciando o aproveitamento de água dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu.
Neste 13 de janeiro, completou-se o 110° aniversário da Engenheira, que faleceu no dia 20 de agosto de 1981, nos deixando um legado exemplar sobre não desistir nunca dos seus sonhos, além das suas importantes contribuições ao longo de sua carreira.
#engenheiras #engenheira #mulheresnaengenharia #institutodeengenharia #enedinaalvesmarques #aniversario
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!
Espetacular!
Exemplo de diversidade, inclusão e resiliência.