Congresso acontece de 18 a 20 de setembro no Cefet-RJ Maracanã
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RJ) está presente no 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, maior evento sobre formação e exercício profissional em Engenharia do Brasil. O Crea-RJ será umas das instituições integrantes da mesa de abertura e terá estande no evento, com seus programas voltados para o setor de Educação: o Progredir (Programa permanente de orientação, atualização e desenvolvimento profissional do Crea-RJ) e o Crea Júnior – RJ (Programa voltado para os estudantes do Sistema Confea/Crea que objetiva promover a interlocução e a integração entre o Conselho, os estudantes e os gestores das instituições de ensino superior).
O COBENGE 2023 começou hoje e vai até esta quarta (20), no Rio de Janeiro, nas instalações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet-RJ (Entrada 1 – Rua General Canabarro, 485 – Maracanã), tendo como tema central “ABENGE 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia”.
“O COBENGE é um espaço privilegiado para o debate e a troca de experiências entre gestores, representantes de órgãos oficiais, instituições de ensino, empresas, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes envolvidos com a Educação em Engenharia. O objetivo de todos os participantes é contribuir para a melhoria da qualidade da formação em Engenharia, para o desenvolvimento da Engenharia Nacional, além de estimular a produção e a disseminação de conhecimento científico e tecnológico na área. É importante a participação de todos neste evento e o Crea-RJ não poderia ficar de fora”, ressalta o presidente do Crea-RJ, Luis Antonio Cosenza.
O presidente do Crea-RJ é um dos participantes da Sessão Especial 04 (auditório 2), que acontece no dia 20 de setembro, das 8h às 10h, com o tema “Engenharia Cidadã: Avançando na Diversidade, Equidade, e Inclusão por meio de Tecnologias Sociais” e que terá como palestrantes Ramiro Jordan, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade do Novo México; Felipe Addor, Diretor do NIDES/UFRJ; e Carolina Bagattolli, Vice-Presidente da ABEPETS, UFPR. A sessão terá coordenação de Dianne Magalhães Viana, da Diretoria ABENGE.
A programação do Congresso contará com palestras, mesas-redondas, workshops, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, além de atividades culturais e sociais. Será uma oportunidade única de atualização e troca de conhecimentos, networking e integração com a comunidade acadêmica e profissional da área de Engenharia.
“O COBENGE é um encontro importante para a engenharia e nós, do Crea-RJ, estamos felizes com a sua realização no Rio de Janeiro. A aproximação do Crea-RJ com as Instituições de ensino de Engenharia é fundamental para manter e fortalecer a boa engenharia. Temos muito orgulho em participar deste belo evento!”, disse o presidente da Comissão de Educação do Crea-RJ, o Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, Érick Braga Ferrão Galante.
Para Marcelo Tadeu, Supervisor da Supervisão de Formandos do Crea-RJ, a participação no COBENGE é mais uma possibilidade de interagir com os profissionais e universidades.
“Vamos esclarecer dúvidas dos profissionais que lá estiverem sobre os programas na área de educação do Crea-RJ, falar sobre nossos trabalhos com universidades nas formações pertinentes ao Confea-Crea, e incentivar também a participação no Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos”, explicou.
O Congresso é realizado anualmente, desde 1973, pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e conta com a participação de diversos atores envolvidos com a Educação em Engenharia no Brasil. Este ano, está sendo organizado em parceria com o Cefet/RJ.
Os interessados em participar podem se inscrever pelo site COBENGE 2023, onde também encontram informações detalhadas sobre o evento.
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ)
Ex-Libris Comunicação Integrada