-
Novo sistema de automação garante ambiente mais agradável para os visitantes, além de promover maior eficiência operacional
-
A modernização proporciona uma redução estimada de 25% a 30% no consumo de energia elétrica do espaço
-
A iniciativa posiciona o local como o maior centro de convenções da América Latina
O Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, passa por uma transformação para se consolidar como o maior e mais moderno centro de convenções da América Latina. Integrado ao novo Distrito Anhembi, o espaço ganha infraestrutura de ponta com foco em eficiência operacional, sustentabilidade e melhor experiência para os visitantes. A Siemens, líder em tecnologia e inovação, atua como parceira estratégica e lidera esse processo de modernização.
A iniciativa integra um amplo plano de revitalização que busca resgatar o protagonismo do Anhembi como referência no setor de eventos. “O Centro de Convenções Anhembi faz parte da história de São Paulo e da América Latina. Assumimos o compromisso de devolver a ele esse papel de destaque, transformando-o no centro de exposições mais moderno do país, comparável aos maiores do mundo”, afirma Jurandir Silva, superintendente de Operações do Distrito Anhembi pela GL Events.
Conforto, eficiência e sustentabilidade
Entre os principais avanços da nova infraestrutura está o sistema de automação predial da Siemens, que gerencia de forma inteligente a climatização e a iluminação dos ambientes. A tecnologia foi instalada pelo Grupo LPM e assegura conforto térmico, qualidade do ar e flexibilidade para adaptar os espaços às necessidades específicas de cada evento, independentemente do porte ou formato.
“Nosso sistema de automação para o Anhembi foi criado não apenas para fazer o prédio funcionar melhor, mas principalmente para melhorar o conforto das pessoas que visitam o local. O melhor sinal de que nossa tecnologia funciona perfeitamente é quando ninguém percebe que ela está lá — tudo simplesmente funciona bem, sem chamar atenção”, destaca Jairo Rocha, Partner Management da unidade de Buildings da Siemens Brasil.
“Sabemos da complexidade e da escala do projeto de modernização do Anhembi e entendemos que é essencial contar com uma empresa com a robustez tecnológica e a experiência da Siemens. É uma parceria que se traduz em colaboração real. Construímos essa solução juntos, passo a passo, desde o desenvolvimento do projeto até a definição dos melhores sistemas e produtos”, afirma Renato Filho, do Grupo LPM.
Além de garantir ambientes mais agradáveis, a automação permite o monitoramento centralizado de todos os sistemas prediais, o que viabiliza uma operação mais eficiente e o uso inteligente de recursos, com impacto direto no consumo de energia. A expectativa é de uma redução entre 30% e 40% no gasto energético, a partir do controle otimizado da central de água gelada, da integração com multimedidores e do ajuste dinâmico do funcionamento conforme a demanda real.
“A sustentabilidade é um dos pilares desta modernização. Ao promover o uso racional de energia, nossas soluções contribuem de forma concreta para os objetivos de ESG do Distrito Anhembi”, afirma Carlos Eduardo Schmidt, head da Buildings da Siemens Brasil. O Anhembi já conta com o selo de energia renovável e busca consolidar sua atuação como referência em práticas sustentáveis no setor de eventos.
A gestão integrada via plataforma Desigo CC também amplia a capacidade de resposta da equipe técnica, que passa a operar com uma visão centralizada de todos os sistemas. “Essa tecnologia melhora a experiência dos visitantes, mas também revoluciona nossa operação. Com monitoramento em tempo real, conseguimos antecipar problemas, agir com mais agilidade e comprovar os ganhos em economia de energia — o que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade”, completa o responsável pelo projeto na GL Events.
A instalação do novo sistema predial está em fase final de testes e comissionamento, enquanto o centro já opera com grande parte das melhorias em funcionamento. A nova estrutura amplia a versatilidade do espaço, preparado para receber desde reuniões corporativas até grandes eventos simultâneos. “A parceria com o Distrito Anhembi mostra como a inovação transforma ambientes urbanos. É sobre aplicar tecnologia de forma inteligente para gerar impacto real: mais eficiência, menos desperdício e uma experiência melhor para todos”, conclui Schmidt.
Sobre a Siemens
A Siemens Brasil iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história, a empresa contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura brasileira, com um portfólio de tecnologias inovadoras que capacita seus clientes a acelerarem sua própria transformação digital e a alcançarem maior sustentabilidade. Além disso, oferece serviços financeiros, gestão imobiliária corporativa e serviços de negócios indiretos. O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, Siemens Healthineers e Mobility, e está presente em praticamente todo o território nacional. Conta atualmente com cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento, com o SITRAIN – Centro de excelência para clientes do setor industrial -, além do Digital Experience Center (DEX), um ambiente que permite uma experiência imersiva pelo ecossistema de soluções e serviços da companhia. Para mais informações acesse: www.siemens.com.br ou nosso Relatório Institucional e ESG.
Quer ver mais noticias? Clique aqui
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!




