Com uma fonte abundante, renovável e limpa. É assim que a região de Barreirinhas e Paulino Neves, no estado do Maranhão passará a gerar energia elétrica. A atitude sustentável será viabilizada pela empresa Ômega Energia, por meio da construção do complexo eólico Delta 3.
Os equipamentos para transmissão e distribuição também fazem parte deste grande projeto, o que representa o maior fornecimento realizado até hoje pela WEG para parques eólicos. A capacidade instalada será de 270 MVA, energia suficiente para abastecer aproximadamente 550 mil domicílios equivalente a 6 capitais como Palmas no Tocantins. Um dos principais diferenciais deste empreendimento é a conexão em 500 kV, utilizada apenas em obras de grande porte.
A previsão, é que essa primeira fase da obra esteja disponível para energização no segundo trimestre de 2017. O complexo tem potencial de ampliação, sendo que a Ômega pretende construir mais parques eólicos na mesma região.
Escopo do fornecimento
Pacote elétrico no formato turn-key
· Bay de entrada de Linha de Transmissão em 500 kV;
· Subestação Elevadora de 500 kV, com banco de 3 transformadores monofásicos de 120 MVA e 03 reatores de 500kV;
· 19 km de Linha de Transmissão de 138 kV;
· Subestação Coletora de 138 kV, com três transformadores trifásicos de 90 MVA ;
· 31,2 km de rede de média tensão de 34,5 kV para 96 Aerogeradores;
Histórico
Essa não é a primeira vez que a WEG e a Ômega se unem em um projeto. O parque eólico Delta 2, no Delta do Parnaíba, no Piauí, também possui tecnologia WEG, totalizando 110 MVA de potência.
A Ômega
É uma empresa dedicada exclusivamente à geração de energia elétrica de fonte renovável. A Companhia atua na prospecção, desenvolvimento, aquisição, implantação e operação de ativos de geração de energia elétrica de fonte renovável no Brasil, sob os mais rigorosos padrões de sustentabilidade. Desde sua fundação, em 2008, tem atuado na implantação de aproximadamente 500 MW, além de deter um vasto portfólio em estágio pré-implantação distribuídos por 15 estados brasileiros. Seu portfólio é composto por Pequenas Centrais Hidrelétricas (conhecidas como PCHs), Usinas Hidrelétricas (conhecidas como UHEs) de médio porte, e parques eólicos somando, aproximadamente, 3.600 MW divididos em hidráulica (2.400 MW) e eólica (1.200 MW).
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!