Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Usina solar da Equinor liberada pela Aneel para testes

Ceará

Notícias - 13/11/2018

A Aneel liberou a entrada em operação em teste da usina solar fotovoltaica Apodi, de 162 MW, instalada no município de Quixeré, no Ceará. O projeto é uma parceria entre as norueguesas Equinor e Scatec Solar e a brasileira Kroma Energia.

O projeto, que é o primeiro investimento em energia solar da Equinor no mundo, vai fornecer energia para cerca de 160 mil residências. As duas empresas também acordaram uma cooperação exclusiva para desenvolver, em conjunto, futuros projetos de energia solar no Brasil. A Equinor também irá adquirir 50% de participação na empresa que irá executar o projeto, permitindo-a participar da elaboração e realização de novos projetos em energia solar no futuro.

Em setembro, durante entrevista no Rio Oil & Gas Studio, a vice-presidente da Equinor no Brasil, Verônica Coelho, já havia antecipado que a usina entraria em operação até o fim do ano.

Em agosto, a Equinor anunciou acordo com a Martifer Renewables para adquirir 50% do projeto de geração de energia solar Guanizul 2A (G2A), na Argentina. A também norueguesa Scatec Solar adquiriu os 50% restantes do projeto, que tem capacidade para abastecer 80 mil residências no país vizinho. O projeto tem investimento estimado em US$ 95 milhões.

O parque Guanizul 2A (G2A), com capacidade instalada de 117 MW, tem contrato para venda da energia por 20 anos feitos em leilão realizado pela agência reguladora de energia da Argentina, a Cammesa, e previsão de decisão final de investimento para o final deste ano, para começar a produzir no fim de 2019.

Quem também está investindo em energia solar é a Total. A Total Eren – parceria entre as francesas Total e Eren – fechou a aquisição de 100% das usinas solares fotovoltaicas Dracena I, Dracena II e Dracena IV, todas operadas pela Cobra do Brasil e para serem instaladas na cidade de Dracena, no interior do estado de São Paulo. Cada usina tem capacidade instalada prevista para 30 MW.

A Total Eren possui mais de 900 MW instalados ou em instalação em energia eólica, solar e hidrelétrica no mundo. No Brasil, a empresa possui apenas 40 MW em projetos solares, atualmente em construção, contra 90 MW das usinas que estão sendo compradas.

Publicado por: Manutenção .NET

Nenhum comentário ainda


Converse no WhatsApp