Atenta ao cenário da transformação digital, Anhanguera firma parceria com a Meta para oferecer cursos gratuitos na área de tecnologia
A transformação digital tem impulsionado diversos setores da economia desde o início da pandemia de covid-19. O levantamento Latin American Digital Transformation Report 2021 mostra que as empresas digitais representavam 0,9% do total de companhias no país em 2015, mas que, em 2021, esse índice passou para 4,5%. Além disso, a pesquisa indica que em 2025 um quarto do Produto Interno Bruno (PIB) do mundo virá da economia digital.
A velocidade com que o mercado está mudando, porém, tem criado um descompasso de mão de obra qualificada na área. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, o que não é suficiente para atender a demanda. A associação estima um déficit anual de 24 mil especialistas em áreas como desenvolvimento de software, ciência de dados e engenharia de dados.
Atenta a esse cenário, a Kroton, detentora da Anhanguera, estabeleceu uma parceria com a Meta para oferecer conteúdos complementares certificados para alunos do Academia Tech – pool de 19 cursos em Tecnologia da Informação para o ensino superior lançado pela Anhanguera.
Os conteúdos são disponibilizados por meio da plataforma Blueprint da Meta, uma ferramenta de design thinking que mapeia interações de prestações de serviços em geral e auxilia na padronização de ações e interatividades, encontrando gaps e criando propostas de valor mais atraentes para o mercado digital. Os conteúdos são divididos por meio de trilhas e treinamentos aprofundados, que ampliam o potencial dos usuários, com módulos sobre Cibersegurança, Inovação Educacional, Privacidade de Dados e projetos sobre Marketing Digital.
“Enquanto algumas profissões estão desaparecendo, novas carreiras estão surgindo, especialmente na área de tecnologia. Com o Academia Tech, oferecemos cursos inovadores, com alta qualidade de ensino e condizentes com a necessidade do mercado. Além disso, todos os cursos foram listados como profissões de alta demanda para os próximos anos, segundo rankings e pesquisas de instituições reconhecidas como LinkedIn, Google e Robert Half Technology”, afirma Rafael Ribeiro de Freitas, Gerente de Inovação e Novos Negócios da Kroton, detentora da Anhanguera.
Para a criação do Academia Tech, foram entrevistadas mais de 10 empresas do segmento de tecnologia para entender as lacunas entre o recém-formado x profissional mais preparado para o mercado. Esse benchmarking permitiu criar uma grade curricular alinhada às necessidades dos empregadores, garantindo que o aluno aprenda, desde o primeiro semestre, os desafios reais do mercado de trabalho.
Confira a lista de cursos do Academia Tech:
- ENGENHARIA DE SOFTWARE
- PROCESSAMENTO DE DADOS
- BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E FINANÇAS NA ERA DIGITAL
- TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS
- GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
- GESTAO DE SISTEMAS DE INFORMACAO
- SISTEMAS PARA INTERNET
- REDES DE COMPUTADORES
- COMPUTAÇÃO EM NUVEM
- INTELIGÊNCIA DE MERCADO E ANÁLISE DE DADOS
- ARQUITETURA DE DADOS
- CIÊNCIA DE DADOS
- CIBERSEGURANÇA
- ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
- MARKETING DIGITAL
- DEVOPS
- DESENVOLVIMENTO WEB
- DESENVOLVIMENTO BACK END
- DESENVOLVIMENTO MOBILE
Sobre a Meta
A Meta constrói tecnologias que ajudam as pessoas a se conectar, encontrar comunidades e crescer empresas. Quando o Facebook foi lançado em 2004, ele mudou como as pessoas se conectam. Aplicativos como o Messenger, Instagram e WhatsApp ajudaram ainda mais a empoderar bilhões de pessoas em todo o mundo. Agora, a Meta está se movendo além das telas 2D, em direção a experiências imersivas como a realidade aumentada e a realidade virtual para ajudar a construir a próxima evolução da tecnologia social.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton .
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse site e o blog da Anhanguera.
Contatos para à imprensa: Ideal H+K Strategies