Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Terminal de Gás do Porto do Açu criará 13,5 mil empregos

Notícias - 22/02/2019

Evento em Brasília marcou a assinatura do contrato do terminal do Porto do Açu TUP GNA que foi concebido para ser o centralizador do gás produzido nos campos do pré sal, na bacia de Santos

O Porto do Açu que contará com duas usinas termelétricas, acaba de receber mais uma boa notícia, foi assinado na última segunda-feira (18/02), em Brasília, o contrato de adesão do Terminal da Gás Natural Açu (GNA), localizado no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro.

O contrato permitirá que o terminal do Porto do Açu (TUP GNA) faça a movimentação de Gás Natural Liquefeito de todo o gás produzido nos campos do pré sal, com o Açu recebendo o gás natural e dando a ele uma solução, processando e transformando-o em produtos.

Conforme declaração do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a assinatura do contrato deve gerar cerca 13,5 mil empregos diretos e indiretos. O contrato visa a construção de um complexo, que envolve o terminal e a construção do maior complexo termelétrico a gás natural da América Latina.

Quando estiver concluído o complexo terá capacidade para movimentar 21 milhões de m³ de gás natural por dia. o Terminal de GNL terá e será o primeiro terminal privado desse tipo no Brasil.
O projeto da GNA é fruto de uma parceria entre as empresas Prumo Logística, a BP e a Siemens, e inclui a construção de um terminal de regaseificação de GNL e a instalação de duas usinas termelétricas com capacidade total de 3 GW, contratadas em leilão de energia em 2014.

O terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) do Porto do Açu e as térmicas de GNA1 (1,3 GW) e GNA2 (1,7 GW) totalizam investimentos da ordem de R$ 8 bilhões até 2023.

Os 13,5 mil empregos

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez questão de enaltecer a grandiosidade do empreendimento de iniciativa totalmente privada e a geração de 4 mil empregos diretos e 9,5 mil indiretos.

A previsão é que as duas usinas termelétricas entrem em operação em 2021 e estima-se que a energia produzida será capaz de abastecer 14 milhões de residências.

A partir de 2023, planeja-se construir uma segunda fase, a empresa deve investir mais R$ 8,5 bilhões em mais duas termelétricas e outro terminal portuário.

A Petrobras vai desativar plataformas com 25 ou mais anos de uso ! Chegou a hora do descomissionamento ! Clique aqui e saiba mais !

Autor: Renato Oliveira
Disponível em: https://clickpetroleoegas.com.br/terminal-de-gas-do-porto-do-acu-criara-135-mil-empregos/

Publicado por: Manutenção .NET

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp