O primeiro certificado de conformidade deste novo programa de certificação ABNT foi emitido para o Município de São José dos Campos no dia 16/03/2022, tornando São José dos Campos a primeira cidade brasileira a receber este tipo de certificação. O município atingiu a certificação nos seguintes níveis:
Platina na norma ABNT NBR ISO 37120
Ouro na norma ABNT NBR ISO 37122
Ouro na norma ABNT NBR ISO 37123
O certificado tem a numeração 564.001/22 e é válido até 16/03/2023. A validade poderá ser prorrogada anualmente caso seja cumprido satisfatoriamente o processo de avaliação anual chamado manutenção da certificação.
Para este processo de certificação o Parque Tecnológico de São José dos Campos realizou o levantamento de informações e evidências sobre todos os indicadores que foram submetidos à certificação ABNT. O cadastro dessas informações foi realizado na plataforma da Smart Frees, aprovada pela ABNT para ser utilizada nos processos de certificação, a qual possibilita um processo de auditoria e validação sobre cada indicador e suas respetivas evidências.
São José dos Campos foi certificada como a primeira Cidade Inteligente do Brasil. A certificação foi concedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).
Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação. São José dos Campos passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.
A certificação tem como principal objetivo não apenas destacar os fatores de aplicação tecnológica, mas também detectar as boas práticas de gestão que afetam diretamente a qualidade de vida da população.
Cada uma das normas possui ênfase em tópicos essenciais para o bom funcionamento de um município. A norma ISO 37120 refere-se à qualidade de vida e sustentabilidade, a ISO 37122, à tecnologia e outros indicadores para cidades inteligentes. A ISO 37123 trata da capacidade de prevenção e ação diante de desastres naturais e à economia da cidade, chamado de resiliência.
Além da Cidade Inteligente, São José também foi certificada como Resiliente, conquistando o nível ouro nesses dois títulos, e Cidade Sustentável, categoria que recebeu o nível platinum – o mais alto entre os critérios de avaliação.