A Siemens fornecerá cinco subestações compactas sobre skid para a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. Trata-se de subestações compactas integradas, montadas sobre um skid (chassi metálico, em inglês), um pedido inédito para a Siemens Brasil até o momento.
As subestações compactas integradas irão ampliar a capacidade de suprimento do sistema elétrico, melhorando o atendimento e permitindo a ampliação da oferta de energia, além de aumentar a confiabilidade do sistema elétrico da Cemig Distribuição, subsidiária integral da Cemig.
Solução projetada para tensões de até 145 kV, pode ser aplicada em 138 kV ou 69 kV e envolve diversas soluções do portfólio Siemens, como disjuntores de alta tensão com chave seccionadora integrada, transformador, painéis de proteção e controle, serviços auxiliares e telecomunicações.
O uso do skid tem inúmeras vantagens, quando comparado com as subestações tradicionais: tempo de instalação significativamente menor (já sai montados da fábrica), mais compacto, pode ser realocado para diferentes plantas de acordo com a demanda e consequentemente pode ser utilizado estrategicamente como backup, aumentando a confiabilidade da rede.
As primeiras subestações compactas integradas da Cemig Distribuição que possuirão a solução Siemens serão: Pompéu II, Prata II, Coqueiral, Rio Espera e Francisco Sá, em Minas Gerais.