A Aneel lançou nesta terça-feira (29/03) o projeto de eficiência energética para o prédio de sua sede, em Brasília. Inaugurado em julho de 1978, o complexo de três edifícios receberá novos sistemas de climatização e iluminação, além de sistema de microgeração distribuída. O lançamento contou com a presença dos diretores da Aneel e de convidados da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da Companhia Energética de Brasília (CEB).
Segundo o diretor da Aneel, Reive Barros, o lançamento do projeto é um importante momento simbólico, onde a agência reguladora de forma pioneira no país implanta um programa de eficiência energética utilizando o regulamento disponível e dando o exemplo para que outros órgãos públicos possam implantar esses recursos. Na previsão do diretor, em março do ano que vem será possível inaugurar as novas instalações.
O projeto prevê a instalação de usina solar fotovoltaica na cobertura dos três prédios do conjunto. Serão instalados 1.760 painéis de 1,65m2, com potência instalada de 510,40 kWp quilowatts-pico. A expectativa é de que cerca de 20% da energia utilizada pela Aneel seja atendida pela microgeração.
Já o projeto de iluminação abrange os ambientes internos e externos que serão equipados com lâmpadas de LED. Também serão utilizados dispositivos de automação, como sensores de movimento, fotocélulas e temporizadores.
Na área de climatização, o novo sistema reduzirá a potência instalada do sistema de ar condicionado em 60% em relação ao atualmente utilizado. Para que isso aconteça será aplicada a tecnologia de ar condicionado central com fan coils, que recupera a estrutura de renovação de ar conforme parâmetros da ABNT.
Fonte: PROCEL Info
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!