Logo Manutenção.net

HOME

ARTIGOS

NOTÍCIAS

EVENTOS

PODCAST

POST EM VÍDEOS

BLOGS

REVISTA ONLINE

FALE COM A MANUTENÇÃO.NET

INSCREVA-SE E RECEBA OS BOLETINS

Desenvolvido por 

CityPubli

Notícias:

NEW

Logo Manutenção.net

Porsche e a Siemens Energy Produzirão Combustíveis Sintéticos no Chile a Partir de 2022

por admin | 11 dez, 2020 | Energia, Meio Ambiente -, Notícias, Sustentabilidade | 0 comentários

A Siemens Energy e a Porsche, assim como um ‘pool’ de empresas internacionais, estão desenvolvendo e implementando um projeto piloto no Chile com o objetivo de criar a primeira fábrica de escala internacional para a produção de combustíveis sintéticos neutros em termos climáticos (e-fuels).

porche-e-siemens-energy-produção-combustivel-sintetico

Na fase piloto, serão produzidos cerca de 130.000 litros de e-fuels já em 2022. Nas duas fases seguintes, a capacidade será incrementada para cerca de 55 milhões de litros de e-fuels em 2024 e cerca de 550 milhões de litros de e-fuels em 2026.

A Porsche será o principal cliente deste combustível verde. Outros parceiros do projeto são a empresa de energia AME, a petrolífera chilena ENAP e a empresa italiana de energia Enel.

O projeto piloto ‘Haru Oni’ na província de Magallanes se beneficia das excelentes condições do sul do Chile em relação ao vento para produzir combustível neutro em termos climáticos com a ajuda da potência verde do vento.

Como parte da estratégia nacional da Alemanha para o hidrogênio, o ministro para a Economia e Energia anunciou que o governo alemão irá apoiar a Siemens Energy com 8 milhões de euros.

A Siemens Energy é parte integrante do projeto ‘Haru Oni’ (também conhecido como projeto HIF), sendo responsável pela integração de sistemas em toda a cadeia de valor – desde a criação de energia com as turbinas de vento Siemens Gamesa, para produzir hidrogênio verde para a conversão em combustível sintético. A eletrólise PEM (PEM = Proton Exchange Membrane) enquadra-se com a utilização de energia eólica volátil.

Como cliente principal do combustível, a Porsche planeja utilizar na primeira fase os e-fuels vindos do Chile em alguns projetos pioneiros. Estes incluem utilizar os e-fuels nos Porsche destinados ao esporte automobilístico, nos Porsche Experience Centers e também em veículos de produção. O fabricante de automóveis esportivos irá começar com um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

A AME é a principal responsável e proprietária da HIF (Highly Innovative Fuels). A Enel é uma das fundadoras da fábrica, com o foco na energia eólica e eletrólise. A ENAP vai apoiar o projeto com equipes operacionais e com manutenção e logística.

O Chile, com as suas excelentes condições climáticas para a produção de energia eólica e o reduzido custo da eletricidade tem imenso potencial para a produção, exportação e utilização local de hidrogênio verde. Para gerar hidrogênio, a eletrólise utiliza energia eólica para dissociar a água em dois componentes, oxigênio e hidrogênio.

Num segundo passo, o plano é filtrar o CO2 e depois combiná-lo com o hidrogênio verde para criar metanol sintético. O resultado é metanol renovável, o qual pode ser convertido em combustível amigo do ambiente ao utilizar a tecnologia MTG (Methanol To Gasoline) para ser licenciado e apoiado pela ExxonMobil.

 

Disponível em: encurtador.com.br/GHPS7



Patrocínios