Após selecionar edifícios privados em São Paulo e públicos em Brasília, o Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers selecionará edifícios públicos em todo o território nacional que possuam resfriadores à base de gases CFC ou HCFC em seus fluidos. Eles receberão, sem custo algum, um projeto de modernização dos sistemas de refrigeração do edifício que permitem reduzir as emissões de gases prejudiciais à camada de ozônio, trazendo vantagens ao meio ambiente.
A ação quer estimular a realização de projetos de eficiência energética em edificações por meio da otimização, produzindo ganhos econômicos e ambientais. O projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).
Para participar, as empresas interessadas devem preencher o formulário com as informações sobre as características do sistema de ar condicionado atual, além de enviar uma carta de apresentação e uma carta de aceitação da aplicação do processo de retrocomissionamento, conforme orientações do edital. O prazo para envio é sexta-feira, 18 de dezembro. As informações enviadas serão tratadas com confidencialidade.
Os edifícios devem pertencer ao setor público, estar localizados em território nacional e o sistema de ar condicionado deve utilizar uma central de água gelada, com chillers (unidades resfriadoras de líquido) que atendam, pelo menos, os condicionadores principais dos pavimentos do prédio e que utilizem fluidos do tipo CFC (R-11, R-12) ou HCFC (R-22, R-123).
Especialistas analisarão os equipamentos resfriadores, o encanamento e as instalações elétricas dos edifícios selecionados. Após a visita, um relatório será elaborado com os resultados obtidos, onde serão identificados os possíveis problemas de instalação que dificultem o funcionamento do sistema, bem como as medidas de correção. Por fim, será entregue um plano de ação para que os selecionados implementem as melhorias em seus edifícios.