A ocorrência de eventos, um programado e outro inesperado, ajudaram a fazer com que a produção de petróleo da empresa recuasse 2,2% em janeiro.
Com uma plataforma parada após um incêndio e outra passando por uma parada para manutenção planejada, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil em janeiro ficou em 2 milhões 310 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 2,2% abaixo do volume produzido em dezembro de 2013, que foi de 2 milhões 362 mil boed.
Segundo informou a estatal nesta quinta-feira, incluída a produção operada pela para seus parceiros, no Brasil, o volume de janeiro chegou a 2 milhões 438 mil boed.
Pré-Sal batre recorde de produção
A Petrobras informa que a produção de petróleo nos campos operados pela companhia no pré-sal atingiu, no último dia 27 de fevereiro, a marca de 412 mil barris de petróleo, novo recorde de produção diária.
A produção média mensal de petróleo dos campos localizados na chamada província do Pré-sal, nas bacias de Santos e Campos, atingiu, em janeiro, a marca recorde de 358 mil bopd, superando em 13 mil bopd a média mensal obtida no mês de dezembro de 2013 (345 mil bopd).
A P-20 vinha produzindo, até o momento de sua paralisação, 22 mil barris por dia e a previsão é que a plataforma volte a operar ainda no primeiro trimestre de 2014. Já a interrupção da produção do FPSO Brasil acarretou uma redução de produção de 29 mil bopd no mês. Esse FPSO está sendo desmobilizado e os seus poços estão em processo de remanejamento para outras plataformas do campo de Roncador.
A diminuição do volume produzido no mês de janeiro foi parcialmente compensada pela entrada em produção de quatro novos poços de produção: três na Bacia de Campos – nos campos de Marlim, Marlim Sul e Papa-Terra -, e o quarto no campo de Lula Nordeste (LL17), no pré-sal da Bacia de Santos.