Parques de diversões mais seguros com normas ABNT
Atualizações de normas técnicas garantem segurança, conforto e qualidade aos usuários
Com a proximidade das férias de julho não faltam opções de parques de diversão para visitar no Brasil. Dos mais conhecidos, passando pelos temáticos até os itinerantes, são muitas as atrações disponíveis para garantir a diversão de toda família.
Para que o passeio se torne ainda mais especial é preciso levar em conta alguns aspectos importantes para proporcionar segurança, qualidade e conforto para quem frequenta os parques de diversão.
Há mais de 10 anos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conta com um rico acervo normativo, constantemente atualizado abrangendo requisitos que vão da instalação, equipamentos, inspeção, manutenção até aspectos voltados a segurança.
A última atualização em curso é da norma ABNT NBR 15859:2010, Brinquedos infláveis de grande porte — Requisitos de segurança e métodos de ensaio. O documento especifica os requisitos de segurança para os brinquedos infláveis nos quais as atividades principais são destinadas ao lazer como por exemplo, pular, brincar, jogar e deslizar.
A norma estabelece medidas frente aos riscos e também para reduzir ao mínimo os acidentes dos usuários. “As orientações são dirigidas a todos aqueles responsáveis pelo projeto, fabricação e fornecimento de brinquedos infláveis, sendo aplicável aos brinquedos destinados a usuários de todas as idades, conforme especificado em cada brinquedo, individual ou coletivo”, explica Francisco Donatiello, coordenador da Comissão de Estudo Especial de “Parques de diversão” (ABNT/CEE-117).
Segundo ele, a norma técnica proporciona uma série de benefícios aos fabricantes, operadores e ao público em geral. “Aos fabricantes o documento trará uma série de atualizações no que se refere a materiais, processos de garantia e de segurança. Para os operadores irá orientar e especificar técnicas, priorizando a segurança, satisfação e itens de verificação. Já para o poder público, o trabalho contribuirá com parâmetros claros contidos na norma, facilitando as inspeções e padronização de processos. O público em geral, por sua vez poderá desfrutar destes equipamentos com maior tranquilidade e segurança”, informa o coordenador.
O processo de atualização de infláveis faz parte de um pacote de revisões do setor de parques de diversões em geral. Outra norma que está sendo atualizada é a ABNT NBR 15926, de equipamentos de parques de diversão, que terá a inclusão do segmento de trampolim e tematização, parques de neve e acessibilidade. “São boas notícias que poderão proporcionar uma diversão segura e satisfação de todos”, comemora.
A ABNT possui um acervo de normas completo para garantir a segurança ao usuário e qualificar profissionais da área.
A coletânea pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link:
Sobre a ABNT
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.
Fonte: FSB Comunicação