Soluções de inteligência artificial atuam desde o setup até identificação e gestão de falhas em tempo real
Com o auxílio do projeto MetaIndústria, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a SPI Integração de Sistemas, a empresa de cosméticos Natura deu um passo importante em direção à Indústria 4.0 ao implementar inteligência artificial (IA) em sua linha de produção. Implementada pela A&M Performance no chão de fábrica da empresa, em Cajamar (SP), a solução aumentou a produtividade da linha de xampu da companhia em 7,3%.
O processo que resultou na adoção de IA integrada a sistemas físicos (Physical AI) pela Natura recebeu um importante impulso do MetaIndústria após a imersão de profissionais da empresa na jornada digital do projeto, realizada em abril de 2024 no laboratório MetaIndústria Lab Sudeste, em São Caetano do Sul (SP).
Com o auxílio de tecnologias da indústria 4.0 disponíveis no laboratório seguido de apoio remoto do projeto à empresa, os profissionais da Natura identificaram os processos necessários para levar IA Física ao chão de fábrica.
A experiência resultou na implementação de um sistema inovador baseado em IA colaborativa para monitoramento e otimização das linhas de produção de alta velocidade, realizada pelo núcleo de excelência em performance da Alvarez & Marsal, a A&M Performance.
“Cada segundo de uma linha de produção parada custa caro, deixamos de entregar o produto e isso frustra o consumidor”, afirma o gerente de Transformação Digital da Natura, William Franco. “Com o novo copiloto do Operador, composto por diferentes agentes de IA trabalhando em conjunto, identificamos anomalias em tempo real e podemos atuar na causa raiz, diminuindo a quantidade de falhas.”
A adoção da solução 4.0 exigiu uma arquitetura que harmonizasse os elementos envolvidos no sistema. Uma vez implementado em processos de manufatura, o sistema adotado pela Natura demanda a garantia de que múltiplos processos estejam conectados – dos dados vindos da linha de produção à experiência de quem opera o sistema.
“Nosso papel foi desenvolver e implementar uma arquitetura multiagente que integra duas habilidades principais: uma habilidade conversacional, que auxilia na captura de dados e instruções em tempo real para o operador, e uma habilidade analítica, responsável por gerar insights acionáveis a partir dessas informações. Essa combinação permite que os diferentes agentes de IA da Natura atuem de forma colaborativa — entre si e com o operador — por meio de um assistente de voz”, explica o sócio-diretor de Digital e IA da A&M Performance, Rodrigo Carniato.
O sucesso alcançado e o conhecimento adquirido levaram a Natura a planejar novos avanços por meio da expansão do uso de IA Física para outras áreas de sua cadeia produtiva.
“Contar com o MetaIndústria e a A&M acelerou nossa curva de aprendizagem e nos dá confiança para escalar a Physical AI para outras aplicações. Juntos, estamos construindo um modelo de fábrica resiliente, responsável e cada vez mais produtivo”, reforça William Franco.
Valor rápido e sustentável
A participação da Natura na iniciativa da ABDI com a SPI integra uma lista de atendimentos prestados pelo MetaIndústria a 251 empresas de 12 setores industriais alcançadas pelo projeto, um universo que responde por 88 % do PIB industrial do país.
“Já capacitamos centenas de empresas e reunimos dezenas de parceiros que hoje aplicam IA em seus processos. Casos como o da Natura provam que a colaboração entre indústria, governo e parceiros privados gera valor rápido e sustentável”, destaca o analista de Produtividade e Inovação da ABDI Valdênio Araújo.
Segundo o analista, o MetaIndústria Lab Sudeste é parte essencial do projeto da ABDI, ao lado do segundo laboratório da iniciativa, instalado em São Leopoldo (RS). Destinados a acelerar o acesso da indústria brasileira a tecnologias 4.0, os dois espaços integram um largo ecossistema colaborativo formado por academia, laboratórios, empresas e consultorias.
Além da parte física, composta pelos laboratórios em que parceiros tecnológicos fornecem soluções completas, a parceria da ABDI com a SPI opera em uma plataforma digital. Nela, utiliza modelos virtuais das indústrias nos quais é possível inserir dados reais e alcançar uma precisão de até 95% na simulação das respostas de uma planta real.
A ação permite testar a inserção de novas tecnologias de forma rápida e econômica por meio do Metaverso Industrial. Ao conectar toda a cadeia produtiva e identificar os problemas com precisão, o projeto permite uma economia significativa de tempo e dinheiro, resultando em uma operação mais sustentável com a eliminação de ineficiências.
Sobre o MetaIndústria
O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil coordenada e liderada pela ABDI em parceria com a SPI Integração de Sistemas e alinhada à Nova Indústria Brasil. Gratuito, fomenta a competitividade da indústria nacional ao oferecer a empresas ambientes para teste e validação de tecnologias 4.0 com baixo custo e alta precisão, simulando resultados reais nas operações das indústrias participantes. Para acelerar a transição tecnológica das empresas por meio de metodologias inovadoras e da conexão com soluções habilitadoras da Indústria 4.0, o MetaIndústria conta com dois laboratórios: um em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Leopoldo (RS), onde são oferecidas trilhas de capacitação direcionadas a pequenos, médios e grandes negócios.
Sobre a ABDI
A ABDI formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é promover a transformação digital dos negócios, por meio do estímulo à adoção e à difusão de tecnologias, a novos modelos de negócios e à política de neoindustrialização, com atenção especial à economia sustentável e à indústria verde. A Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade e da produtividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.
Sobre a SPI Integração de Sistemas
A SPI é uma integradora brasileira que combina gestão da inovação, tecnologia de ponta e capacitação de liderança para transformar fábricas em operações autônomas e inteligentes. Há 34 anos no mercado, atua do desenho e comissionamento digital de processos à implantação de soluções de robotização, automação e digitalização, elevando produtividade, segurança e escalabilidade em cada etapa da jornada industrial. Com mais de 100 clientes ativos e um time de 160 especialistas, atende setores como automotivo, alimentos e bebidas, farmacêutico, mineração e energia. Nos últimos cinco anos, somou aproximadamente R$ 500 milhões em vendas, consolidando-se como parceira de referência na modernização industrial no Brasil.
Sobre a Natura
A Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o impacto social positivo.
Sobre a A&M (Alvarez & Marsal) Performance
A&M Performance é o núcleo de excelência em performance da Alvarez & Marsal, consultoria estratégica full service com mais de 40 anos de atuação global. Especializada em enfrentar desafios empresariais complexos, combina profundo conhecimento em eficiência operacional com o uso avançado de inte.mn
veja mais noticias Clicando aqui
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!





