A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria se manteve em 69% em abril de 2025, contrastando com 2024, quando a UCI havia aumentado de 68% para 70% nessa mesma época do ano. Em abril, diferentemente do observado nos demais meses do ano, a UCI ficou abaixo do observado no mesmo mês de 2024. A produção e o número de empregados caíram na passagem de março para abril, como usual para o período.
Já as expectativas da Indústria se mostram menos positivas em maio de 2025: a Indústria espera um menor nível de demanda, exportação, compra de insumos e contratações de novos empregados nos próximos seis meses. Nessa mesma direção, a intenção de investimento da Indústria segue em queda, registrando, em maio de 2025, um nível menor do que o de maio de 2024.
Atividade industrial registra queda em abril
O índice de evolução da produção foi de 47,8 pontos em abril de 2025. Abaixo da linha divisória dos 50 pontos, ele demonstra que os empresários apontaram queda da produção industrial em abril, na comparação com março. O índice de evolução da produção costuma ficar abaixo dos 50 pontos em abril, mas, em abril de 2024, houve um resultado atípico: o índice se situava em 51,2 pontos, indicando expansão da produção industrial naquele mês.
O índice de evolução do número de empregados foi de 49,2 pontos em abril de 2025. Abaixo da linha divisória dos 50 pontos, ele demonstra que os empresários notaram queda no número de empregados na indústria, na comparação com março. É um resultado pior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o índice havia ficado em um patamar positivo: 50,1 pontos. Como no caso da produção, resultado em abril de 2024 havia sido atípico: verificou-se estabilidade, enquanto o usual é que haja queda no número de empregados no setor em abril.
Embora abaixo da linha divisória, ambos os índices estão, em abril de 2025, acima da média do registrado em abril dos anos anteriores, o que revela uma evolução da produção e do emprego mais favorável em 2025 do que em anos anteriores.
Utilização da Capacidade Instalada se mostra menor que em 2024 em abril
Em abril de 2025, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 69%, percentual idêntico ao registrado nos demais meses de 2025 até o momento. Ressalte-se, contudo, que o valor de abril é um ponto percentual menor que o registrado em abril do ano passado, quando a UCI se situava em 70%. Nos demais meses, os percentuais superavam, também em um ponto percentual, o registrado no mesmo período de 2024.
Estoque de produtos acabados da indústria permanece em queda em abril
Em abril de 2025, os estoques de produtos acabados permaneceram em queda, na percepção dos empresários. O índice de evolução do nível de estoques ficou em 49,5 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa aumento de queda dos estoques. O índice aumentou na comparação com março, quando registrou 48,7 pontos, revelando que a percepção de queda dos estoques foi menos disseminada e menos intensa.
Com a queda dos estoques, o índice de estoque efetivo-planejado, que compara o nível de estoque das empresas industriais observado no fim do mês com o nível de estoque planejado (ou desejado) pelas empresas ficou em 49,3 pontos em abril, indicando que os estoques de produtos acabados permanecem abaixo do nível planejado pelas indústrias. O índice se aproximou dos 50 pontos na passagem de março para abril, o que denota que a distância entre o efetivo e o planejado se reduziu na passagem dos meses.
Expectativas de exportação recuam, mas seguem positivas
Em maio de 2025, todos os índices de expectativa da indústria recuaram. Especialmente os índices de expectativa de demanda (-1,3 ponto) e o índice de expectativa de compra de matérias-primas (-1,0 ponto) e em menor medida os índices de expectativa de exportação (-0,5 ponto) e de número de empregados (-0,4 ponto). Com o recuo, as expectativas dos empresários industriais de maior demanda, mais exportações, mais compras de matérias-primas e maior número de empregados nos próximos seis meses se mostram menos intensas e disseminadas em maio, na comparação com abril.
Intenção de investimento da indústria segue em tendência de queda
Em maio de 2025, a intenção de investimento da Indústria ficou praticamente estável, com queda de 0,3 ponto, para 56,1 pontos. Após atingir um pico em dezembro de 2024, a intenção de investimento da indústria está em queda ao longo de 2025 e já acumula queda de 2,7 pontos até maio. O índice de intenção de investimentos de maio de 2025 é também menor que o de maio de 2024, que foi de 56,8 pontos.
Mais informações como dados setoriais, regionais, edições anteriores, versão inglês, metodologia da pesquisa e série histórica em: www.cni.com.br/sondindustrial
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!