In-Haus 750x120

Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

IBGE: distribuição desigual das atividades econômicas e dimensões do país são os principais desafios da logística de energia

A distribuição desigual das atividades econômicas, com suas respectivas demandas energéticas, e a necessidade de disponibilizar esses recursos em um país de dimensões continentais constituem-se nos principais desafios da logística da energia. A localização da infraestrutura de produção e geração de energia foi, em grande parte, determinada por condições naturais e técnicas de implantação e funcionamento, apresentando diferentes padrões espaciais no território, com a geração hidráulica de energia elétrica concentrando-se no centro-sul, com algumas aglomerações pontuais na região Norte e Nordeste, enquanto a extração de petróleo preponderou no litoral fluminense.

monteeuse 750x120

Essas são algumas das conclusões do estudo Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território, que mostra, também, o crescimento da participação do pré-sal na produção de petróleo (que chegou a 21,9%, em 2014), a liderança absoluta do estado do Rio de Janeiro como produtor de petróleo (68,4% da produção) e gás natural (34,8%), a dependência externa no consumo de derivados de petróleo (importação de 47,6 mil m³/dia, em 2014) e de gás natural (17,4 bilhões de m³, em 2014).

O estudo mostra, ainda, que a distribuição das refinarias é desigual, com São Paulo (39,0%) e Bahia (16,1%) concentrando mais da metade da capacidade de refino do país, bem como o crescimento de 460% da geração eólica, embora essa fonte represente, ainda, 2,1% da geração.

Além de informações do IBGE, o estudo utilizou dados do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Natural (ABEGÁS) e das Agências Reguladoras de Energia dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A publicação tem um mapa mural sintético, que representa as infraestruturas de petróleo, gás e biocombustíveis e de energia elétrica. As informações completas podem se acessadas aqui.

Fonte: IBGE

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120