Helexia Brasil firma novo contrato com a Telefonica/Vivo e vai produzir mais 27 megawatts para abastecer duas mil novas instalações da empresa em quatro estados
A previsão é de que oito novas usinas solares fotovoltaicas entrem em operação no segundo semestre de 2022 para atender dois mil novos pontos da operadora, enquanto as usinas relativas ao primeiro contrato já devem ficar prontas na primeira metade do próximo ano. Ao todo, em 2022, a Vivo contará com sete mil pontos abastecidos com energia limpa, localizados em oito estados do país
A Helexia, player internacional em transição energética, acaba de fechar novo contrato com a Vivo e vai produzir mais 27 megawatts para abastecimento de instalações da operadora. No total, a especialista em geração distribuída (GD), eficiência e gestão energética vai produzir energia operando 85 megawatts (MW) para as redes de telefonia móvel da Vivo, com unidades solares instaladas em oito estados brasileiros. As primeiras 17 unidades fotovoltaicas descentralizadas já começaram a ser construídas e têm o início da operação comercial previsto para o primeiro semestre de 2022. Serão abastecidos cinco mil pontos em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Ceará. Já as oito novas usinas solares, resultantes deste novo contrato, abastecerão dois mil pontos nos estados no Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins, além de um aumento em São Paulo.
Com mais esta transação com a Helexia, a Vivo avança em sua estratégia de sustentabilidade, já que as unidades fotovoltaicas fornecerão energia renovável para sete mil pontos de consumo da operadora, em contratos de 20 anos. A capacidade instalada total de 85 MW permitirá que as usinas solares gerem energia equivalente para abastecer uma cidade com 24 mil famílias. A energia produzida em cada usina será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN) e se transformará em crédito para a Telefônica, detentora da operadora Vivo, que terá importante economia em suas contas de luz.
“Mais este contrato com a Telefonica/Vivo ilustra bem a confiança que a empresa tem depositado na Helexia e nos torna o primeiro fornecedor de GD deste cliente. Além disso, mostra novamente a forte sinergia comercial entre Helexia e Voltalia no Brasil”, comemora Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil. Além do trabalho em conjunto entre as duas empresas do Grupo Voltalia, que trabalham juntas na construção das usinas solares, os projetos foram desenvolvidos com o apoio de parceiros locais de cada região: “Estamos totalmente comprometidos em fazer destes contratos um sucesso que servirá de referência para os próximos no Brasil, utilizando toda nossa experiência em desenvolvimento de projetos de geração de energia. Nosso principal objetivo é apoiar nossos clientes nessa transição energética e no caso da Vivo, especifcamente, é poder contribuir com suas metas de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas”, acrescenta Hans Vander Velpen, diretor de Operações e Desenvolvimento de Negócios da Helexia Brasil.
Sobre a Helexia (Helexia)
A Helexia desenvolve e investe em projetos customizados para que clientes possam criar os seus próprios centros de serviços energéticos e tornar a transição energética uma realidade. A empresa opera no Brasil desde 2020, possui mais de onze anos de experiencia na França e conta com 250 colaboradores localizados em mais de nove países. Oferece soluções inovadoras, eficientes e integradas para a otimização energética de edifícios, indústrias, comércio e unidades de varejo. A Helexia tem alguns pilares prioritários, como: produção local de energia limpa e eficiência energética, assim como gestão de energia e mobilidade elétrica.
Sobre a Telefônica Vivo
Sobre a Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,4 milhões de acessos (3T21) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,2 mil com 4G – segmento em que é líder em market share — e 2,4 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 82,2 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (33%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T21). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com 345,4 milhões de acessos, e receita de 43 bilhões de euros em 2020. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há mais de 22 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.
Helexia
A Helexia administra Centros de Serviços de Energia e opera no Brasil, na França e em diversos outros países. A empresa conta com 180 colaboradores e oferece soluções inovadoras, eficientes e integradas para a otimização energética de edifícios, indústrias, comércio e unidades de saúde. A Helexia tem alguns pilares prioritários, como: economia, produção e gestão de energia, assim como, inteligência energética e mobilização de energia e oferece todos os serviços necessários para o desenvolvimento de projetos.
Fonte: Máquina Cohn&Wolfe
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!