In-Haus 750x120

Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Google em sua operação no Chile será abastecida em 100% com energia solar

O fornecimento da energia virá do complexo El Romero, garantido através de contrato com a empresa Acciona

A Google anunciou a contratação da energia gerada pelo projeto de energia solar El Romero, localizada na Região de Atacama e de propriedade da empresa Acciona. Este é o primeiro acordo do tipo dessa empresa global na América Latina, de uma forma sem precedentes, que irá fornecer 100% da energia elétrica do seu centro de dados nom Chile, o único que a empresa mantem na América Latina.

CityPubli 750 x 120

A empresa anunciou também que estão em curso outros cinco acordos sobre este tipo de oferta no mundo, o que permitirá que se dobre a quantidade de energia renovável sob contrato, resultando num acréscimo de 1,2 gigawatts verdes no consumo da gigante mundial da internet.

Em 2014, 37% dos sites da Google eram usuários da energia renovável, e agora esperam que essa percentagem seja muito maior, disse Sam Arons, gerente da área de energia e infra-estrutura da Google. Ele acrescentou que o compromisso da empresa com o governo americano é triplicar a compra de energia renovável até 2025.

Esta é a primeira vez que a empresa contrata energia renovável gerada a partir do sol, uma vez que anteriormente só tinha acordos com fontes eólicas. Arons diz que isso é explicado pela queda significativa dos custos que teve este tipo de geração, permitindo-lhe ser cada vez mais competitivo. “Agora faz sentido econômico”, diz o executivo.

O El Romero começar a entregar a energia contratada em 2017, o que fará com a nuvem da Google na América Latina seja totalmente renovável, um importante passo em seu objetivo.

O parque solar, ainda em construção, será um das dez maiores centrais fotovoltaicas instaladas em todo o mundo, a Acciona, através de um contrato de longo prazo, garantirá o fornecimento de até 80 MW ao site da Google.
O complexo terá uma saída nominal total de 196 MW e vai ocupar uma área de 280 hectares, o equivalente a 211 campos de futebol.

“Iniciativas como a da Google contribuem para a energia limpa tomar o lugar que merece na matriz energética mundial”, disse Jose Ignacio Escobar, gerente geral da Acciona no Chile.
El Romero é o segundo ativo do grupo espanhol ativo no Chile. O primeiro foi o parque eólico de Punta Palmeras com geração de 45 MW, localizado na região de Coquimbo.

Fonte original: Revista Electricidad do Chile

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Rafael Santos

    Parabéns, estes são grandes exemplos de responsabilidade social e sustentabilidade.

× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120