monteeuse 750x120

Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

GOL comemora 10 anos de seu Centro de Manutenção em MG

O Centro de Manutenção da GOL, que fica localizado nas proximidades do Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, está comemorando 10 anos de sua inauguração.

In-Haus 750x120

A empresa conta com 63 bases de manutenção espalhadas pelo País,  mas é no grande centro mineiro que se concentram os principais e maiores serviços, dentro da estratégia adotada a partir de março de 2015, que mudou o programa de manutenção para pacotes blocados.

As instalações técnicas de Confins são distribuídas em três hangares, possibilitando a companhia fazer uma média de 800 manutenções por ano.

A empresa considera, para o futuro, a venda de serviços, tendo em vista a habilitação que possui e a capacidade de
atendimento a demanda de outras empresas.

Os números do Centro de Manutenção da Gol dão ideia do tamanho da operação de Confins:

  • A cada dois anos ou 6,6 mil horas de voo ou ainda 5,5 mil ciclos, as aeronaves da companhia param para cumprir o plano de manutenção;
  • A nova frota 737 Max (Boeing) que será adquirida pela Gol deverá nascer com um programa de manutenção a cada três anos;
  • São 250 técnicos de manutenção distribuídos e trabalhando em três turnos;
  • Hoje são atendidos até oito aviões simultaneamente.

Quando a companhia inaugurou o Centro, em 15 de setembro de 2006, a Gol possuía 30 aeronaves e, hoje, a companhia tem 137 equipamentos na frota.

As oficinas fazem manutenção, conservação e recuperação de poltronas e tapeçaria à automação e turbinas.

A empresa adotou por muitos anos o modelo de manutenção chamado “fase por fase”, em que os procedimentos são realizados de forma fracionada, em pequenos pacotes de tarefas e dentro das janelas de oportunidades, aproveitando a disponibilidade dos aviões. Consistia em fazer as manutenções dentro das janelas de oportunidades.

A partir de março do ano passado, a companhia introduziu uma nova estratégia de manutenção, iniciando a migração para um modelo “blocado”, que consiste em uma reserva maior de tempo para a aplicação de pacotes inteiros de manutenção. Com esse novo modelo a empresa espera ter visibilidade de quando será necessário parar o avião para manutenção.
Segundo a empresa, com essa nova abordagem, é possível planejar melhor a operação e ter uma visão de quanto tempo determinada aeronave ainda pode voar sem parar para as necessárias manutenções.

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120