Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 são considerados um dos momentos mais importantes para os esportistas, mas também são de grande relevância para as cidades-sedes. Sediar Jogos bem sucedidos é uma chance de transformação e a GE traz mais uma vez sua tradição de contribuir com quem acolhe as competições, oferecendo um presente para a cidade.
Para os Jogos Rio 2016, um dos presentes da GE será a doação para o Hospital Municipal Souza Aguiar, umas das maiores emergências da América Latina e principal hospital de trauma da cidade do Rio de Janeiro: novos equipamentos médicos que trarão mais rapidez e segurança no atendimento aos pacientes da rede Municipal de Saúde e que aumentará, por exemplo, em 30% o potencial de cirurgias realizadas pela instituição por mês.
Há muitos anos, a GE já vem contribuindo para a desenvoltura dos Jogos, mas o trabalho da companhia vai além do evento esportivo: objetiva também proporcionar à população aproveitamento das tecnologias e soluções oferecidas, agregando benefícios para todos envolvidos da cidade, seja hoje ou futuramente. “Por meio das tecnologias da GE, é possível oferecer ao hospital a possibilidade de diminuição da fila de espera tanto para a realização de exames quanto para cirurgias, gerar mais produtividade e oferecer uma alta qualidade de atendimento ao paciente”, explica Rafael Santana, presidente e CEO da GE para América Latina.
Alta tecnologia para o Rio de Janeiro
O legado contempla ao hospital 24 tecnologias, dentre eles quatro arcos cirúrgicos, seis monitores e seis equipamentos de anestesia, três Raios-X, uma Tomografia Computadorizada, três Ultrassons e um software de IT para saúde. Entre as áreas mais beneficiadas estão o Centro Cirúrgico e Medicina Diagnóstica, possibilitando com que mais pacientes sejam atendidos pela instituição, que normalmente realiza 600 cirurgias e atende aproximadamente 7,5 mil pacientes por mês.
“O que nos enche de alegria e satisfação é que conseguimos estruturar uma doação que vai ao encontro das necessidades do Hosptial para atender mais e melhor. Uma das premissas da atuação da GE Healthcare no Brasil é ampliar o acesso a saúde para os brasileiros e este presente representa exatamente nossa razão de ser”, celebra Daurio Speranzini Jr, presidente e CEO da GE Healthcare para a América Latina.
A qualidade do atendimento ao paciente também é uma das preocupações da GE Healthcare para a escolha dessa doação. Por meio da nova Tomografia Computadorizada será possível fornecer imagens com melhores resoluções, além de reduzir a dose de radiação em 50% em comparação com as versões anteriores. A escolha também não é diferente com os equipamentos de anestesia e monitores, que serão incorporados ao Centro Cirúrgico do Souza Aguiar e que espera-se diminuir de um a dois dias o tempo de permanência do paciente no hospital após as cirurgias.
De acordo com Daurio, em um mundo cada vez mais digital e conectado, a disponibilidade de um software de IT ajudará não só na produtividade da instituição, mas também irá colaborar para ter um sistema mais sustentável. Com o software de PACS (Picture Archiving and Communication System) é possível armazenar e distribuir os exames para visualizá-los remotamente, gerando redução de custo com impressão e tempo de atendimento. É a primeira vez que o Hospital conta com um sistema como esse, sendo agora possível fazer um comparativo de exames de até três anos, realizando um acompanhamento da evolução da saúde do paciente. “Estima-se que um total de 130 mil exames serão armazenados digitalmente por ano”, antecipa Daurio.
Outros presentes da GE Healthcare para os Jogos
A GE patrocina os Jogos Olímpicos desde 2005 e começou a tradição dos legacy gifts quando as Olimpíadas de Pequim, em 2008, chegaram ao fim. A conquista que foi celebrada na cidade de Dongguang e vilarejos próximos foi uma unidade de tratamento de água, capaz de beneficiar 60 mil pessoas.
Para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010, a GE doou uma unidade móvel de saúde, disponível 24 horas por dia, com sala de cirurgia, quatro leitos para cuidados intensivos, 10 leitos de emergência, maternidade e centro de resposta a desastres. A GE ainda doou um equipamento de Tomografia Computadoriza de 64 canais para o Whistler Health Care Centre, localizado na região de Sea to Sky, na British Columbia.
Em Londres, o legado foi a doação de equipamentos médicos para uma nova unidade neonatal do Hospital Universitário de Homerton – uma das maiores unidades neonatais em Londres – para diminuir as altas taxas de mortalidade infantil nos próximos anos. A GE também forneceu um sistema de iluminação com eficiência energética para a icônica Tower Bridge. Além da economia com os custos de energia, as soluções da GE permitiram a realização de um espetáculo de luzes.
Nos Jogos de Inverno de Sochi 2014, a companhia doou uma van com um mamógrafo móvel com o intuito de percorrer por áreas remotas da região de Krasnodarsky, Rússia, onde o acesso à tecnologia de rastreio do câncer de mama é um desafio.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!