A GE Celma está crescendo. A revisão de motores aeronáuticos realizada na unidade de Petrópolis (RJ), saltará de 400 para 500 motores por ano em 2020. Em números anualizados, esse crescimento vai dar quase 1,5 motor revisado por dia.
Isso graças ao plano iniciado pela Celma em 2010, que prevê investimentos de US$ 100 milhões até o ano alvo, para duplicar sua capacidade operacional. Em 2010, a GE Celma revisou 250 turbinas de grande porte.
Dentro do plano de agilização dos serviços e redução de custos, a cidade de Três Rios, pertinho de Petrópolis, foi escolhida para receber uma nova unidade de testes de motores aeronáuticos. A construção da nova unidade em Três Rios vai começar em 2016 e, até 2020, o banco de provas da empresa estará pronto para atender a demanda de simulação de motores aeronáuticos em voo. Lá, serão testados diversos sistemas associados ao GEnx, o motor mais avançado em operação já produzido pela GE Aviation, que aterrissou no Brasil em 2014 para ser revisado na unidade da GE Aviation em Petrópolis.
É no banco de provas que os motores revisados passam por testes que reproduzem as mesmas condições de voo, como velocidade, aterrisagem e voo de cruzeiro, por exemplo. Assim, será possível testar entre 100 e 120 motores por ano, aumentando a capacidade de teste e viabilizando o crescimento da GE Celma.
O banco de provas em Três Rios vai dar mais agilidade para a GE Celma. Atualmente, os motores GEnx saem da revisão em Petrópolis e são enviados para os bancos de provas da GE nos Estados Unidos ou na Escócia, e lá enfrentam simulações de voo.
Da unidade da GE Aviation de Petrópolis saem motores aeronáuticos revisados prontos para decolar em aviões no mundo inteiro. Lá, os motores passam por processos rigorosos de revisão e inspeção que duram, ao todo, 65 dias desde quando pegam o motor, até a entrega. Há etapas de inspeção, desmontagem, limpeza das peças, a montagem final e as simulações no banco de testes para que, finalmente, os motores possam seguir viagem. O prazo é considerado um recorde no mundo.
Três Rios foi escolhida pelos requisitos técnicos necessários para um banco de provas de grande porte. No total serão investidos R$ 190 milhões, valor complementar ao plano de expansão da GE Celma. “Acreditamos que a instalação dessa nova unidade irá auxiliar na competitividade da companhia, ampliando mercados e possibilitando o crescimento de Petrópolis, Três Rios e de toda a região. A nova unidade, juntamente com as atuais oficinas e bancos de provas, possibilitará o crescimento das operações e a consolidação da posição competitiva da empresa no mercado global de aviação”, afirma Julio Talon, presidente da GE Celma.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!