Bahia – O Hospital Santo Antônio, administrado pela entidade Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, será contemplado com a implantação de um projeto de eficiência energética que deverá reduzir em até R$ 124 mil as despesas anuais com a conta de energia.
A ação é resultado de um convênio assinado entre a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e as Osid nesta quarta-feira (27). Na prática, será feita a substituição de sete mil lâmpadas convencionais da unidade de saúde por outras com a tecnologia LED, além da instalação de um novo sistema de climatização no centro cirúrgico.
O documento foi assinado pela superintendente das Osid, Maria Rita Pontes, e o diretor-presidente da Coelba, Fúlvio Machado. A estimativa é que a mudança proporcione a economia de 28.500 kWh/mês. Maria Rita agradeceu a parceria no momento em que a instituição completa 60 anos.
“As Obras de Irmã Dulce e a Coelba são parceiras há muitos anos e, à medida que a instituição vai se profissionalizando, essa parceria vai se tornando cada vez mais importante, com foco na eficientização energética e em novos projetos. As Osid têm um potencial grande de crescimento e esperamos cada vez mais estreitar esses laços”, disse.
A instituição é um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil. Por ano, são realizados 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais a idosos, pessoas com deficiência, pacientes sociais, crianças e adolescentes em situação de risco, dependentes químicos e pessoas em situação de rua.
Lâmpadas novas
A troca das lâmpadas já começou, e a substituição do ar-condicionado será feito em etapas a partir de abril. A estimativa é de que tudo esteja concluído em até um ano.
Essa não é a primeira vez que as duas instituições firmam convênio. Desde 1997, a Coelba e a mantenedora fazem parcerias para ações, como a troca de chuveiros por outros mais econômicos e até a implantação de uma subestação nova.
O Hospital Santo Antônio, beneficiado com o convênio, conta com 954 leitos e realiza por ano 12 mil cirurgias e 18 mil internamentos. Diariamente, duas mil pessoas são atendidas na instituição.
Ainda segundo a Coelba, os projetos de eficientização energética têm como objetivo encontrar formas de reduzir o consumo de energia em residências, instituições públicas ou de caridade.
Eficiência energética
Ações como a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED, mais econômicas, a mudança de geladeiras antigas por aparelhos novos com Selo Procel, e a troca de resíduos como plástico e vidro por descontos na conta de luz (Programa Vale Luz), além de palestras e campanhas de conscientização, fazem parte dos projetos de eficiência energética da Coelba. Atualmente, 13 deles estão em desenvolvimento.
Em 2018, essas iniciativas contemplaram 386 unidades na Bahia. São instituições de Educação, como escolas estaduais e municipais; saúde, como hospitais, postos de saúde, e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); e segurança, como Bases Comunitárias e Companhias Independentes da Polícia Militar.
Segundo a gerente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Mascarenhas, a economia gerada pelas mudanças pode ser significativa: “A redução na conta de energia pode chegar a 20% nas instituições. Nas residências é mais relativo porque depende dos hábitos de cada consumidor, mas a troca de uma geladeira antiga por um aparelho mais econômico, por exemplo, pode gerar redução de até 40% no consumo”, exemplifica.
Entre 2008 e 2018, foram trocadas 160 mil geladeiras e 1,6 milhão de lâmpadas em todo o estado. Para ser contemplado, o consumidor precisa ir até uma unidade itinerante da empresa e apresentar a conta de energia. A programação completa está disponível no site da empresa: servicos.coelba.com.br.
Fonte: Procel Info
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!