1) Apresentação
Os gerentes de manutenção estão recebendo, cada vez mais, maiores responsabilidades e, em muitos casos, com uma estrutura “enxuta”, devido à redução de gastos, na busca à resposta de novas exigências dos consumidores, ou clientes. Assim têm que se aperfeiçoar e buscar aperfeiçoamento de seu pessoal através da maior capacitação e intercâmbio de informações.
Confirma-se que a atenção das empresas para a área de manutenção está cada vez mais ativa através dos investimentos em capacitação, implantação de sistemas automatizados, modernização de estrutura, aquisição de novas ferramentas e instrumentos, terceirização e, em alguns casos, aquisição de sensores ou medidores para permitir melhorar o desenvolvimento desta atividade.
Os prestadores de serviço buscam além de sua maior capacitação, o aumento de criatividade buscando responder às necessidades de seus clientes, em muitos casos, em processo de definição pela rapidez com que as exigências se apresentam.
Este é o momento adequado para grupar e transmitir conhecimento acumulados de processos modernos de técnicas de manutenção para atender a essas exigências, não só na indústria, mas também em todas as áreas de serviços (hospitais, supermercados, edifícios inteligentes, comunicação, bancos, estradas etc.) onde esteja presente a função manutenção.
2) Carga horária e data de realização
O curso terá 12 horas de duração com 4 módulos com 3 horas em cada dia, de terça (dia 23/07/24 a sexta 26/07/24) e com as seguintes composições:
1) Apresentação de conceitos teóricos pelo instrutor com duração de 5 horas.
2) Desenvolvimento, pelos participantes, de exercícios propostos relacionados com a parte teórica com duração de 5 horas cujas respostas são enviadas ao instrutor por correio eletrônico ou WhatsApp, no mesmo dia em que foram propostas de forma individual ou em grupo dependendo do número de alunos inscritos, sendo esta definição apresentada no início da primeira aula..Eventualmente, quando o exercício for proposto no final da aula, as respostas poderão ser desenvolvidas no início da aula seguinte.
3) Caso seja adequado por parte dos participantes, avaliação, análise e discussão das experiências vividas pelos participantes através de exposição e esclarecimento de dúvidas com a participação dos demais alunos e instrutor. Essas exposições são avaliadas pelos próprios participantes conforme orientação a ser indicada pelo instrutor (2 horas). Caso este tópico não seja aplicado, as duas horas correspondentes serão acrescidas à teoria e prática.
A distribuição da quantidade de horas entre a teoria e a prática pode variar em função das apresentações dos alunos e discussão dos temas que estejam conformes com os assuntos abordados na parte teórica ou na distribuição da quantidade e dificuldade (ou facilidade) dos exercícios propostos para serem desenvolvidos pelos participantes.
3) Investimento
O valor de investimento é de R$ 390,00 (trezentos e noventa reais), sendo que temos um desconto de 20% para inscrição de 3 ou mais participantes da mesma empresa.
4) Metodologia aplicada
Estamos considerando que a aula virtual não tem, pela falta de interatividade entre participantes a mesma motivação que uma aula presencial e por este motivo, tanto a duração, quanto a carga horária, estão sendo adaptadas a essa circunstância.
Iremos compensar a falta de interatividade pessoal com os estímulos provocados pela análise, avaliação e comentários dos exercícios de curta duração desenvolvidos durante as aulas além de procurar, obter a participação dos alunos através de exposições que envolvam suas experiências vividas nos temas abordados para manter a motivação durante a apresentação da parte teórica.
5) Material Didático
Cada participante receberá um arquivo com cópias (em PDF) dos slides que serão apresentadas no curso e um conjunto de planilhas em Excel para o desenvolvimento dos exercícios.
6) Dirigido a
Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Inspetores, Planejadores, Programadores e Supervisores de Manutenção e Operação, Mantenedores e Operadores de empresas de processo (fábricas, usinas elétricas etc.), bem como empresas de serviços. Também podem participar pessoas que atuam em áreas relacionadas à manutenção como logística, compras e segurança.
7) Instrutor: Lourival Augusto Tavares
Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia do Rio de Janeiro, em 1967.
Ex-Presidente da COPIMAN – Comitê Pan-Americano de Engenharia de Manutenção (1973/2004) e atual Delegado do Brasil neste Comitê.
Durante 23 anos trabalhou em FURNAS – Centrais Elétricas S.A., onde, entre outras atividades, foi Supervisor de Manutenção e Gerente de Usina, implantando e coordenando o Controle de Manutenção Informática em todas as Usinas Hidrelétricas da empresa.
Na ITAIPU Binacional foi chefe da Assessoria de Apoio Técnico, que administrava toda a logística da Superintendência de Operação e Manutenção, tendo, além de outras atribuições, a gestão do Sistema de Informação Técnica daquela Superintendência.
Foi Diretor Executivo da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016.
Publicou (e continua publicando) diversos artigos em revistas técnicas especializadas em Planejamento e Controle de Manutenção, além dos livros “Controle de Manutenção de Computadores” (1ª edição – 1986), “Excelência em Manutenção” (1ª edição – 1996), “ Administração de Manutenção Moderna (1ª edição em português – 1999; em espanhol – 2000 e na Internet – 2000), “Manutenção Centrada no Negócio” (1ª edição em português em 2005, 1ª edição em espanhol em 2006 e 2ª edição – atualizada e ampliada – 2013) e “Índices Brasileiros de Manutenção – Um benchmarking para o mundo ” edição em português em outubro de 2018 e reedição em 2019. Vários de seus trabalhos (e livros) são usados como referência em Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais.
Coordenador e Instrutor do Curso de Pós-Graduação MBA em Engenharia de Manutenção, promovido pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Reconhecido como “notório conhecimento” em manutenção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade Federal da Paraíba.
Nomeado em 2016 “Embaixador Latino-americano de Manutenção pela Associação Mexicana de Gestão de Ativos. No mesmo ano recebeu a medalha de prata de “Campeão Olímpico de Manutenção” pelo Instituto Peruano de Manutenção.
Consultor internacional na área de Gestão de Manutenção com serviços prestados para diversas empresas em países da América Latina.
Instrutor de diversos cursos relacionados a Manutenção e Gestão de Ativos, dentre os quais “Planejamento e Controle de Manutenção”, “Indicadores de Gestão de Manutenção”, “TPM – Manutenção Produtiva Total”, “Gestão de Custos de Manutenção”, “Visão de Gestão de Ativos para Manutenção”,”Otimização da Manutenção”,”Auto-avaliações de Manutenção”, já realizadas mais de 2.000 vezes por mais de 40.000 profissionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
8) Conteúdo Programático
Introdução – O Comitê Corporativo
Método radar;
Estabelecimento de parâmetros para avaliar a manutenção utilizando a técnica de registro dos percentuais de satisfação de cada um nos raios de um círculo (este método é aplicável em qualquer tipo de empresa e é utilizado, nos dias de hoje, para obter a informação dos executantes e clientes de manutenção);
Exercício: Estabelecimento e aplicação do “radar de manutenção”;
Os grupos desenvolvem o método do radar para diferentes parâmetros sugeridos pelo instrutor;
Método Questionário;
Elaboração do questionário que será aplicado a todos os encarregados, supervisores e chefes de área, com o objetivo de identificar, a partir de suas experiências os pontos que necessitam ser analisados para mudanças parciais ou radicais.
Exercício: Aplicação do questionário de auditoria;
Os conceitos de paradigmas;
Apresentação e discussão do vídeo “Pioneiros dos Paradigmas” de Joel Barker.
Princípios e regras de investigação eficaz;
Apresentação e discussão do vídeo “Tecnologia e Inovação – Mitos e Verdades” onde Peter Druker trata de vários aspectos temas relacionados com a melhoria contínua, os paradigmas e critérios de investigação.
Exercício: Propostas de alternativas para romper paradigmas e aumentar a produtividade nas empresas.
Grau de maturidade da área de manutenção;
Apresentação e discussão das propostas da Du Pont, MacKinsei e Topkins quanto aos níveis de maturidade em diversos pilares.
Exercício: Avaliação da maturidade das empresas segundo a percepção dos participantes.
O OEE e a evolução tecnológica da manutenção
Apresentação da proposta da HSB na comparação de valores possíveis de obter do OEE em função das tecnologias aplicadas na administração da manutenção.
Exercício: Avaliação do nível tecnológico das empresas representadas no curso.
9) Inscrições
As inscrições poderão ser feitas através dos seguintes endereços de e-mail:
albely.lesnau@limawalter.com.br
limawaltertreinamento@gmail.com
Ou pelo telefone: (41) 9 9265-8648, com Albely Lesnau, Coordenador de Treinamentos.
O pagamento poderá ser realizado via PIX para:
Razão Social: MNET – Consultoria e Publicidade Ltda
Endereço: Rua da Lapa, nº 293 Conj. 609, Glória, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20021-180
Telefones: (21) 99731-5454 e WhatsApp (47) 99293-5454
CNPJ: 14.127.541/0001-90
Inscrição Municipal: 0528608-5
Conta Bancária: Banco Santander
Agência Rio Glória 1640
Conta Corrente: 130005002
10) Certificação
Será fornecido certificado da Lima Walter Consultorias e COPIMAN aos participantes que atingirem o aproveitamento de 70% nos exercícios e no mínimo 75% de presença no treinamento.
Baixar este conteúdo em PDF (clique na imagem)