Entre os dias 15 e 17 de maio, a capital paulista sedia o 5º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa (CELP), que reúne profissionais de Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Macau e Brasil, além de demais países da comunidade lusófona. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece na sede Angélica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), em uma realização conjunta entre a autarquia, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), e com apoio da Mútua-SP.
Sob o tema ‘Engenharia e Ação Climática: Soluções para um Futuro Sustentável’, o congresso propõe um espaço de cooperação internacional voltado à discussão de soluções de Engenharia para os desafios globais, como as mudanças climáticas, a gestão hídrica, a urbanização acelerada e a sustentabilidade das cidades. O evento conta com a presença de autoridades internacionais, como os presidentes das ordens de engenheiros dos países participantes e representantes da Federação Mundial de Associações Profissionais de Engenharia (WFEO).
“Trazer esse debate para o coração da maior cidade do país, que sofre os efeitos das enchentes, do adensamento populacional, da produção exacerbada de resíduos sólidos, entre outros, reforça o papel transformador da Engenharia diante das emergências climáticas. Mais do que apontar problemas, nosso objetivo é propor soluções concretas, com base no conhecimento técnico e na cooperação entre nações irmãs”, destaca a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.
Para o presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese, o encontro entre diferentes nacionalidades reforça a atuação da área tecnológica a nível mundial. “Quando nos propomos a apresentar diferentes perspectivas e debater realidades distintas, diversificamos o conhecimento técnico e aproveitamos todo o potencial das experiências de outros países. Assim, podemos utilizar iniciativas bem-sucedidas como exemplo para o Brasil e vice-versa”, afirma.
A programação inclui mesas redondas, painéis técnicos e visitas a infraestruturas de grande importância ambiental, como piscinões (reservatórios pluviais) e aterros sanitários. Um dos destaques será o painel Inundações e Cheias – Desafios e Soluções de Engenharia, especialmente relevante diante dos recentes episódios ocorridos em São Paulo causados pelo excesso de chuvas.
Serviço
5º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa
Data: 15 a 17 de maio de 2025
Local: Sede Angélica do Crea-SP
Endereço: Avenida Angélica, 2364, Consolação, São Paulo/SP
Sobre o Crea-SP – Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.
Contatos para a imprensa: crea-sp@cdicom܂com܂br – 11 98609-1837
Milena Souza – 11 93200-0548
Beatriz Soares – 11 99269-8349
Thais Fernandes – 11 95025-3390
Para mais postagens, acesse manutencao.net.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!