Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Consumo consciente em pauta

São Paulo

Há nove anos, em 15 de outubro, se comemora no Brasil o Dia do Consumo Consciente. A data foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de despertar a consciência da população para os problemas sociais, ambientais, econômicos e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis.

O consumo consciente está diretamente ligado ao exercício da cidadania, uma vez que incentiva as pessoas a repensarem os impactos positivos e negativos dos seus atos de consumo no meio ambiente, na economia e na sociedade. Significa comprar o que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.

Esse tema é de grande relevância para o setor energético, já que a energia elétrica está presente no dia a dia de todas as pessoas. A Eletropaulo trabalha com projetos que incentivam o uso consciente de recursos naturais, em especial energia elétrica e água. “Entendemos que o papel das empresas é também ajudar as pessoas a repensarem seus hábitos de consumo para conseguirem ter uma vida mais sustentável. Devemos refletir sobre as ações que podemos fazer em prol dos nossos clientes, que revertem em benefícios para a sociedade e o meio ambiente”, esclarece Patricia Vasconcelos, especialista de Sustentabilidade da Eletropaulo.

Projeto Eletropaulo nas Escolas

O Projeto, criado em 2009, tem o propósito de atuar como transformador social ao difundir a cultura do consumo consciente de energia elétrica e água a alunos e docentes das escolas públicas participantes. Em um modelo integrado de atuação, todos ganham: escola, alunos, comunidade e meio ambiente. Os estudantes são os responsáveis por realizar os desafios propostos por meio dos Núcleos de Ação para a Eficiência Energética, com apoio dos professores e agentes de campo. Nesse movimento, atuam como multiplicadores e envolvem toda a comunidade escolar e suas famílias numa verdadeira maratona de caça ao desperdício de recursos.

Em nove anos de projeto, mais de 1,9 milhões de estudantes de 3.100 escolas foram mobilizados para o consumo consciente de energia elétrica e demais recursos naturais.

Recicle Mais, Pague Menos

Criado há seis anos, o Projeto utiliza o sistema de logística reversa como instrumento de desenvolvimento socioambiental. Os clientes residenciais recebem desconto na conta de energia ao entregar materiais recicláveis nos pontos de coleta distribuídos em nossa área de concessão.

Ao incentivar a redução do desperdício pelo conhecimento dos impactos socioambientais positivos da reciclagem, provocamos uma mudança cultural na população, de forma que cada pessoa mobilizada pelo Projeto seja um potencial multiplicador dos benefícios dessa iniciativa.

Para o meio ambiente, o impacto positivo se dá pela minimização do uso de recursos naturais, muitos deles não renováveis; pela mitigação dos riscos ambientais decorrentes da destinação de resíduos sólidos que necessitam de um tratamento final, sejam em lixões, aterros ou por incineração; e pela redução na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Até hoje, foram coletadas mais de sete mil toneladas de recicláveis, beneficiando mais de 55 mil clientes. O Projeto foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência em Educação Ambiental e Comunicação Social para enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Fonte: Procel Info

Publicado por: Manutenção .NET

Nenhum comentário ainda


Converse no WhatsApp