A Cemig conquistou o 1º lugar no Prêmio IASC 2015 (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) na categoria Região Sudeste – acima de 400 mil consumidores, concorrendo com oito grandes concessionárias da região. Os vencedores foram divulgados na noite de 19/11, durante evento de premiação em Brasília, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Essa é a quarta vez que a empresa recebe o Prêmio IASC, sendo que as outras vezes foram em 2002, 2004 e 2006. Na categoria de concessionárias que atendem a mais de 400 mil consumidores na região Sudeste, existem, além da Cemig, outras oito empresas.
O resultado alcançado pela Cemig, este ano, foi de 66,71% de aprovação, superando mais uma vez a média do Brasil, que foi de 57,03%. “Isso demonstra o empenho dos empregados e da diretoria em melhorar, ano após ano, os serviços prestados à população dos 774 municípios mineiros que fazem parte da área de concessão”, disse o diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel.
Metodologia
Segundo a Aneel, o IASC fornece subsídios para as concessionárias aperfeiçoarem a prestação de serviços. Divulgado anualmente desde 2000, o IASC avalia o desempenho prestado por essas empresas em suas áreas de atuação. O prêmio é concedido anualmente, desde 2002, para incentivar a melhoria do serviço de distribuição no País.
Na última pesquisa, realizada entre 2 de junho e 17 de agosto deste ano, foram entrevistados 25.186 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar. Ao todo, foram 550 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias.
A amostra estatística foi proporcional à população atendida em cada área de concessão. Para empresas com até 30 mil unidades consumidoras, por exemplo, foram aplicados 200 questionários, enquanto que, para a Cemig, que possui 8 milhões de consumidores, foram entrevistados 450 consumidores em 20 municípios mineiros.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!