O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado nesta quinta-feira (23), foi criado no ano de 2014 pela organização britânica Women’s Engineering Society. A data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens.
As mulheres estão ocupando seus espaços, aos quais sempre tiveram direito mas nem sempre o devido acesso.
Na área de Manutenção, minha praia, as mulheres já são 5,4% do contingente que trabalha neste ramo. Esse é um dado de pesquisa atualizada do site www.indicadoresdegestao.com
Recentemente fui convidado para o tradicional Encontro Técnico de Manutenção Preditiva anual da VITEK. O evento aconteceu no mês de maio e em Belzonte e com casa cheia, o assunto Manutenção Preditiva foi dissecado e exposto o estado da arte no tema.
Foram três dias de apresentações variadas, num programa atualíssimo e eclético, com exposição de cases de sucesso e possibilidades/novidades a explorar para quem quer melhorar seu trabalho de Gestão de Ativos Físicos.
Muita coisa boa para ver e aprender, mas o interessante é que pude constatar ali, assistindo as apresentações de alto nível, a importância do trabalho das mulheres. No evento de BH elas representavam 11% dos participantes. Vieram de empresas de segmentos variados como energia, mineração, siderurgia, alimentos, açúcar e álcool e outros. E deram testemunho de como seus projetos e realizações ajudam a transformar e aumentar a competitividade de suas operações.
A própria VITEK é um exemplo real do empoderamento feminino. Julieta Borges é CEO e co-fundadora dessa empresa destaque no mercado nacional, com uma linha de serviços e produtos das marcas as mais relevantes em termos de preditiva em geral. Julieta comanda uma equipe multidisciplinar, que mantem a VITEK no topo das marcas das mais conhecidas do país, onde a concorrência, sabidamente, é para os fortes.
É fato e é bom, muito bom. Engenheiras, técnicas, coordenadoras, elas estão liderando e ou agregando valor em muitos trabalhos de relevância técnica, de importância estratégica em suas empresas. Novos tempos, melhorias aceleradas e as mulheres marcando presença, fazendo acontecer. Parabéns para elas. Parabéns para a Manutenção.
Salve o dia 23 de Junho e viva a engenharia com a grande contribuição dessas profissionais.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!