Operador Nacional do Sistema (ONS) estima aumento de 5,8% no consumo de energia em razão da onda de calor na maioria dos estados brasileiros
Rio de Janeiro (RJ), 26 de setembro de 2023 – Pelo menos até a próxima sexta-feira, 29 de setembro, a maioria das cidades brasileiras deverá registrar temperaturas acima da média histórica, no que está sendo chamado de “onda de calor”. Na capital do Rio de Janeiro, por exemplo, os termômetros deverão cruzar os 42ºC em uma época de temperaturas historicamente mais amenas. No interior da Bahia, um dos estados mais atingidos pelo fenômeno, algumas cidades já registram 35ºC.
Nesse período, o consumo de energia elétrica deverá subir 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme estimativa do Operador Nacional do Sistema (ONS), e representa 75,2 mil megawatts médios (MW) consumidos a mais.
Para se refrescar sem a conta de energia de energia pesar no bolso, a Neoenergia montou um guia com dicas valiosas de economia de energia.
Dicas
– Otimize o uso do chuveiro elétrico, ajustando-o para a posição “verão”. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo.
– Ajuste o termostato do ar-condicionado para 23°C e utilize o timer para evitar seu funcionamento desnecessário.
– Após resfriar o ambiente com o ar-condicionado, use ventiladores para manter uma temperatura agradável. Lembre-se de mantê-los limpos para um desempenho econômico.
– Evite abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia. Certifique-se de que o aparelho esteja em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes/armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia.
– Use fornos e ferros elétricos com parcimônia. Otimizar o uso desses equipamentos evita ligá-los e desligá-los com frequência.
Fonte: Imprensa Neoenergia