A empresa criou uma plataforma on-line (https://enguia.eco.br) na qual o cliente faz um rápido cadastro, inserindo informações importantes sobre o seu consumo de energia.
Após esse passo, a plataforma indica sobre os dados de consumo. Entre ar-condicionado, iluminação, chuveiro elétrico, equipamentos, eletrodomésticos e outros, o consumidor poderá saber onde gasta cada quilowatt consumido e quais ambientes de sua casa ou escritórios consomem mais energia.
Em seguida, a plataforma já demonstra o Plano Personalizado de Redução do Consumo (PPRC) sob medida para cada imóvel, negócio ou família. O plano pode ser personalizado e atualizado imediatamente, desta forma cada um pode priorizar os gastos e saber a economia e o retorno sobre cada investimento.
De acordo com a empresa, a rede criada por meio do PPRC ajudará o EnGuia a formar um banco de dados que impulsionará melhorias no mercado e dará origem ao primeiro marketplace de energia limpa do Brasil. “A ideia é conectar pessoas, produtores de energia e concessionárias para vender e trocar energia limpa”, afirma Rosana Correa, fundadora e CEO da empresa.
Um dos pontos que impulsionou a empresa a criar essa plataforma foi a crise energética e a conscientização dos brasileiros em relação ao consumo de energia.
“Nós trabalhamos com eficiência energética há 12 anos e sempre atuamos no mercado corporativo. Ao longo dos anos, vinhamos sendo solicitados para fazer projetos para residências, escritórios e pequenas lojas. No final de 2015, muito por conta da crise energética, resolvemos fazer algo pelos brasileiros”, conta o CTO e diretor de Marketing da EnGuia, Rodrigo Thedim.
Rodrigo ainda acrescenta que “a EnGuia quer democratizar a informação e diminuir o consumo geral por meio de um questionário com todos os equipamentos que a pessoa tem em casa. Quão mais preciso ela for ao passar a informação, melhor o resultado. A resposta chega na hora e o atendimento é online”, diz.
Fonte: Ambiente Energia