A cidade de São Paulo recebeu o Prêmio Cidade do Futuro, na categoria Observabilidade Digital do Futuro, durante o Smart Gov Sul, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro na cidade de Curitiba, Paraná.
A Prefeitura de São Paulo e a Prodam-SP foram reconhecidas pela utilização da solução de Observabilidade no monitoramento, diagnóstico e análises de sistemas em âmbito municipal. O diretor-presidente da Prodam Johann Dantas, representando a cidade de São Paulo, destacou que “o projeto faz parte da estratégia digital na aceleração, segurança e maior disponibilidade de sistemas para os cidadãos de São Paulo”.
O prêmio concedido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes (Anciti) reconhece projetos que têm se destacado por utilizar a tecnologia como ferramenta para modernização e aprimoramento dos serviços públicos e que impulsionem o progresso da administração pública. Ao todo, foram premiadas 10 cidades brasileiras e os respectivos fornecedores de tecnologia.
A capacidade de aferir o status atual de um sistema com base nos dados que ele gera em tempo real, como logs, métricas e rastreamento de requisições é o que caracteriza o novo serviço de Observabilidade, que a Prodam aplica atualmente nos sistemas críticos da Prefeitura de São Paulo gerenciados pela empresa, como a Nota Fiscal Eletrônica (NFE), Siga Saúde, Sistema de Execução Orçamentária e Financeira (SOF), Escola Online (EOL) e Empreenda Fácil.
A solução de monitoramento de performance de aplicações (APM) da Dynatrace, adotada pela Prodam e que garantiu o prêmio recebido pela cidade, utiliza as melhores práticas de mercado.
A capacidade de observação se tornou indispensável nos últimos anos, pois os ambientes se tornaram mais complexos com diversas integrações e dependências e as possíveis causas de um incidente ou problema se tornaram mais difíceis de se identificar.
Com o apoio da Inteligência Artificial, o serviço de Observabilidade procura entender e detectar tudo o que está acontecendo no ambiente do sistema como um todo. Para assim, isolar e resolver problemas de performance de aplicações antes que os usuários reais sejam impactados. Ou seja, a ferramenta possibilita resolver os problemas rapidamente e com base nos dados coletados, mantém seus sistemas eficientes e confiáveis e, consequentemente, aumentando consideravelmente a satisfação dos usuários e clientes.
Sobre o Smart Gov Sul Curitiba
O encontro promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes (Anciti) nos dias 13 e 14 de setembro, em Curitiba (PR), que reúne gestores de TI de várias cidades brasileiras, debate o futuro da governança inteligente e inovadora. Na edição de 2023, o evento discute os avanços tecnológicos e transformação digital na saúde pública.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Prodam-SP
comunicacao@prodam.sp.gov.br
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!