A Era da Energia Renovável
A consciencialização em torno das alterações climáticas está a moldar o futuro da economia global de várias maneiras.
Os governos estão a planear formas de reduzir as emissões , os investidores estão a examinar minuciosamente o desempenho ambiental das empresas e os consumidores estão a tornar-se conscientes das suas pegadas de carbono. Mas independentemente da parte interessada, a geração e o consumo de energia a partir de combustíveis fósseis são um dos maiores contribuintes para as emissões.
Portanto, as fontes de energia renováveis nunca foram tão importantes como hoje.
Os cinco tipos de energia renovável
As tecnologias de energia renovável aproveitam a energia do sol, do vento e do calor do núcleo da Terra e depois os transformam em formas utilizáveis de energia, como calor, eletricidade e combustível.
O infográfico acima usa dados de Lazard , Ember e outras fontes para descrever tudo o que você precisa saber sobre os cinco principais tipos de energia renovável:
Nota do editor: Excluímos aqui a energia nuclear da mistura porque, embora seja frequentemente definida como uma fonte de energia sustentável, não é tecnicamente renovável (ou seja, existem quantidades finitas de urânio).
Embora muitas vezes fora dos holofotes, a energia hídrica é a maior fonte de eletricidade renovável, seguida pela eólica e depois pela solar.
Juntas, as cinco principais fontes combinadas representaram cerca de 28% da geração global de eletricidade em 2021, com a energia eólica e a solar quebrando coletivamente a barreira de 10% de participação pela primeira vez.
O custo nivelado de energia (LCOE) mede os custos de vida de uma nova planta em escala de serviço público dividido pela geração total de eletricidade. O LCOE da energia solar e eólica é quase um quinto do carvão (167 dólares/MWh), o que significa que novas centrais solares e eólicas são agora muito mais baratas de construir e operar do que novas centrais a carvão num horizonte temporal mais longo.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada mais de perto nos cinco tipos de energia renovável e como elas funcionam.
1. Vento
As turbinas eólicas usam grandes pás de rotor, montadas em grandes alturas tanto na terra quanto no mar, para capturar a energia cinética criada pelo vento.
Quando o vento flui através da pá, a pressão do ar em um lado da pá diminui, puxando-a para baixo com uma força descrita como sustentação . A diferença na pressão do ar nos dois lados faz com que as pás girem, girando o rotor.
O rotor está conectado a um gerador de turbina, que gira para converter a energia cinética do vento em eletricidade .
2. Solar (fotovoltaico)
As tecnologias solares capturam a luz ou radiação eletromagnética do sol e a convertem em eletricidade.
As células solares fotovoltaicas (PV) contêm um wafer semicondutor, positivo de um lado e negativo do outro, formando um campo elétrico. Quando a luz atinge a célula, o semicondutor absorve a luz solar e transfere a energia na forma de elétrons. Esses elétrons são capturados pelo campo elétrico na forma de corrente elétrica.
A capacidade de um sistema solar de gerar eletricidade depende do material semicondutor, juntamente com as condições ambientais como calor, sujeira e sombra.
3. Geotérmica
A energia geotérmica se origina diretamente do núcleo da Terra – o calor do núcleo ferve reservatórios subterrâneos de água, conhecidos como recursos geotérmicos.
As usinas geotérmicas normalmente usam poços para bombear água quente de recursos geotérmicos e convertê-la em vapor para um gerador de turbina. A água e o vapor extraídos podem então ser reinjetados, tornando-se uma fonte de energia renovável.
4. Energia hidrelétrica
Semelhante às turbinas eólicas, as usinas hidrelétricas canalizam a energia cinética do fluxo de água em eletricidade usando um gerador de turbina.
As usinas hidrelétricas estão normalmente situadas perto de corpos d’água e usam estruturas de desvio, como barragens, para alterar o fluxo da água. A geração de energia depende do volume e da mudança na elevação ou altura manométrica da água corrente.
Maiores volumes de água e maiores alturas manométricas produzem mais energia e eletricidade e vice-versa.
5. Biomassa
Os humanos provavelmente usaram energia da biomassa ou bioenergia para obter calor desde que nossos ancestrais aprenderam a fazer fogueiras.
A biomassa – material orgânico como madeira, folhas secas e resíduos agrícolas – é normalmente queimada, mas considerada renovável porque pode ser cultivada novamente ou reabastecida. A queima de biomassa em uma caldeira produz vapor de alta pressão, que gira um gerador de turbina para produzir eletricidade.
A biomassa também é convertida em combustíveis líquidos ou gasosos para transporte. No entanto, as emissões da biomassa variam de acordo com o material queimado e são frequentemente mais elevadas do que outras fontes limpas.
Quando a energia renovável assumirá o controle?
Apesar do recente crescimento das energias renováveis, os combustíveis fósseis ainda dominam o mix energético global.
A maioria dos países está nas fases iniciais da transição energética e apenas alguns obtêm porções significativas da sua electricidade a partir de fontes limpas. No entanto, a década em curso poderá registar um crescimento ainda maior do que os anos recordes recentes.
A AIE prevê que, até 2026, a capacidade global de electricidade renovável deverá crescer 60% em relação aos níveis de 2020, para mais de 4.800 gigawatts – o que equivale à actual produção de energia dos combustíveis fósseis e da energia nuclear combinadas. Assim, independentemente de quando as energias renováveis assumirão o controlo, é evidente que a economia energética global continuará a mudar.
Fonte: https://elements.visualcapitalist.com/what-are-the-five-major-types-of-renewable-energy/