Idealizado por Jaime Lerner, um dos arquitetos e urbanistas mais respeitados do mundo, o Vivapark Porto Belo já tem data de abertura confirmada pela Vokkan, desenvolvedora do projeto: 29 de outubro. O marco representa a entrega urbanística de 450 mil m² – primeira fase do empreendimento – e conclusão da infraestrutura necessária para o desenvolvimento das incorporações e de todo o seu ecossistema.
O bairro será o primeiro do país com rede elétrica 100% subterrânea e rede neutra de dados em toda sua extensão. Além disso, o Vivapark Porto Belo tem o cuidado com a água como ponto de partida conceitual. Com mais de 138 mil m² de área verde, o bairro tem alta eficiência em drenagem contra alagamentos, conta com tecnologia de ponta em todo o sistema de tubulação para evitar desperdício de água potável e vai tratar 100% do esgoto gerado pelos cerca de 30 mil moradores.
Ponto de partida: a água
Com alto investimento apenas no que diz respeito ao urbanismo, o Vivapark Porto Belo nasceu com uma base ambiental que começou pelo estudo do comportamento fluvial e pluvial da região integrando os aspectos naturais às soluções urbanas. O empreendimento mantém intactos milhares de metro quadrados de áreas verdes e o trabalho dos urbanistas priorizou o respeito aos cursos naturais da água.
“O conjunto funciona como um grande sistema de absorção da água da chuva integrado à paisagem. Temos diversas áreas permeáveis e um grande parque verde central com lagos de contenção para onde o excesso de água é conduzido” afirma Roderjan Volaco, presidente da Vokkan. “Os parques e áreas verdes que temos aqui desempenham um papel maior do que o lazer, eles servem pra proteger os leitos dos rios e são também contentores das cheias causadas por chuvas fortes” destaca Roderjan.
Débora Ciociola, umas das arquitetas que lidera o escritório Jaime Lerner Associados, enfatiza a importância desse olhar. ” A área possui um terreno plano, no nível do mar e com lençol freático aflorado. Tivemos uma atenção maior em relação à presença da água ao desenhar o bairro para evitar todos os problemas comuns à região ” explica. “A permeabilidade do solo nos lotes, praças e parques favorece a formação de um mosaico verde que se espalha por toda a área urbanizada, inclusive nas calçadas com jardins de chuva, canteiros que retêm temporariamente a água, diminuindo a pressão sobre as galerias pluviais convencionais”, detalha a arquiteta.
Desperdício perto do zero e tratamento adequado
Em junho deste ano, o Instituto Trata Brasil divulgou dados que apontam para um desperdício de mais de 40% da água potável no Brasil, o que significa que a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, nas cidades, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes e outros problemas.
No Vivapark Porto Belo, a eficiência da infraestrutura de água potável foi prioridade desde o início do projeto. A Vokkan, desenvolvedora do bairro, investiu em um sistema de tubulação de Polietileno de Alta Densidade, material inovador usado em obras de alta tecnologia, capaz de mitigar expressivamente o nível de desperdício. Além de ser expressivamente menos poluente do que os tradicionais tubos de concreto, o PEAD reduz a necessidade de substituição e manutenção ao longo do tempo.
O bairro conta também com uma Estação de Tratamento de Esgoto que possui os recursos mais avançados do mercado no tratamento sanitário, além de equipamentos complementares que garantem sua completa eficiência no sentido do controle de odores. “Vamos tratar 100% do esgoto do bairro e devolver a água devidamente tratada para a natureza. Além de ser um grande fator de preservação do meio ambiente, a ETE previne e afasta vários problemas de saúde pública”, diz Monica.
As casas e empreendimentos do Vivapark Porto Belo também são estimulados a cumprir critérios tidos como essenciais para o manejo adequado dos recursos hídricos. “A captação da água da chuva, por exemplo, é uma medida simples e de baixo custo que gostaríamos de ver em todas as casas e edifícios” afirma Monica Volaco, vice-presidente da Vokkan. “Precisamos repensar nossas cidades e o tipo de vida que queremos ter e oferecer às próximas gerações. Pensar na água e tudo o que envolve um ambiente urbano são questões prioritárias e devem ser debatidas tanto no âmbito privado quanto público. Espero que o Vivapark seja apenas o início de novos modelos de urbanismo não só em Santa Catarina, mas em todo o país” , conclui Mônica.
Tecnologia para o futuro
As redes do Vivapark são outros dois itens que colocam o bairro parque em destaque uma vez que será o primeiro no Brasil a ter rede 100% subterrânea para eletricidade e dados. Além de mais eficaz que as redes aéreas, as redes subterrâneas proporcionam um ambiente urbano visualmente mais limpo, diminuem os problemas causados por descarga elétrica e fortes tempestades, aumentam a vida útil da fiação e por consequência uma menor necessidade de manutenção.
O bairro será também o primeiro, em escala, com 100% de rede neutra de dados. “O ineditismo do Vivapark Porto Belo se dá não apenas pelo conceito de sustentabilidade, mas também pela escala. O bairro vai contar com cerca de 30 mil moradores e um fluxo grande de visitantes. A construção de um ecossistema tecnológico de alto nível capaz de atender a uma demanda dessa magnitude a longo prazo é um dos maiores desafios do projeto. Estamos falando de um futuro breve que exige infraestrutura capaz de suportar a chegada do 5G e da inteligência artificial” comenta Roderjan.
Além de maior eficiência, a rede neutra de dados permite o compartilhamento de infraestrutura entre diferentes empresas de telecomunicação para ampliar a oferta de serviços e reduzir os custos de construção e manutenção.
Acessibilidade em todo o bairro
O conceito de walkability, que diz respeito à facilidade de ir e vir a pé por uma cidade, é um dos pilares do bairro e oferece uma mobilidade inclusiva com acessos fáceis e adaptados a diferentes necessidades. O Vivapark Porto Belo tem paver em todas as travessias elevadas. As calçadas são não trepidantes e contam com piso alerta e piso direcional com alto contraste e diferenças de revestimentos que seguem como linhas guias.
A arborização do bairro – formando zonas de sombreamento – também foi planejada para favorecer o conceito de walkability. A iluminação, o mobiliário urbano, a ampla sinalização nas vias e ciclovias são elementos que completam o ambiente urbano para estimular as pessoas a fazerem as atividades diárias a pé.
Mais segurança menos muros
A segurança também entra na lista de principais destaques do Vivapark Porto Belo e é composta pela união dos conceitos do novo urbanismo ao que há de mais moderno em termos de tecnologia.
As fachadas ativas estão presentes em todos os empreendimentos do bairro, garantindo movimento de pessoas e o “olhar para a rua” em todos os momentos do dia.
Concebido para ser um bairro sem muros e com segurança não ostensiva, o Vivapark faz uso de recursos tecnológicos de última geração como câmeras para reconhecimento facial e reconhecimentos de placas, sensores de barreiras, bollards para bloqueio de ruas e monitoramento ininterrupto.
Reconhecimento internacional
O cuidado ambiental no Vivapark Porto Belo fez dele o primeiro projeto do mundo a atingir o nível platinum no selo LEED for Communities, na categoria Plan and Design, a principal certificação global de sustentabilidade e qualidade de vida.
O bairro já acumula também diferentes prêmios internacionais. Em 2022, recebeu o Architecture, Construction & Design Awards (ACD Awards), na categoria Melhor Design Urbano, realizada pelo Rethinking the Future (RTF), organização internacional que mapeia e premia projetos de arquitetura e design em todo o planeta. Em outubro deste ano, o Vivapark Porto Belo, foi premiado no DNA Paris Design Awards. O prêmio celebra projetos de arquitetura e design inovadores que se caracterizam por melhorar a vida das pessoas. Centenas de inscritos de mais de 70 países participaram da competição. O Vivapark Porto Belo venceu na categoria Projeto de Grande Escala.
Além disso, o projeto foi um dos sete selecionados para representar o país no MIPIM, o maior evento global do setor imobiliário que aconteceu em março deste ano, em Cannes, na França. A seleção é feita pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) em setores relacionados a infraestrutura, soluções sustentáveis e mobilidade.
Abertura oficial do Vivapark Porto Belo
A abertura do bairro siginica a conclusão da etapa urbanística do empreendimento incluindo parques, paisagismo, mobiliário urbano, iluminação, pavimentação, calçadas, rede de água, rede de esgoto com coletor e uma estação própria e exclusiva de tratamento, entre outros ítens.
Além disso, a data representa um marco também para os futuros moradores de casas do bairro. A partir de agora, os proprietários de terrenos já podem dar início à construção das suas residências. “Teremos lazer, esporte, operações gastronômicas, muitas casas e obras em andameanto e umas das melhores escolas da região Sul já funcionando em 2025. A abertura do dia 29, ao público, significa o início oficial do grande ecossistema que é o Vivapark”, conclui Roderjan.
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o Vivapark Porto Belo acompanhe os perfis oficiais no instagram vivaparkoficial e vokkanurbanismo.
Sobre a Vokkan:
A Vokkan é uma empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários. Com o foco em soluções urbanísticas que priorizam as relações humanas, contribui de forma direta no desenvolvimento social e urbano das localidades em que atua. A Vokkan possui o respaldo e expertise de empresas como o Grupo Roderjan, uma das maiores contabilidades e administradoras de condomínios do Vale do Itajaí, e Jaime Lerner, um dos mais importantes e premiados urbanistas que o Brasil já teve. Um dos projetos gerados por essa parceria é o Vivapark Porto Belo, localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, o primeiro bairro parque do Brasil que une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura e que contará com uma área verde de mais de 138 mil m2.
Sobre o Vivapark Porto Belo:
Vivapark Porto Belo, empreendimento localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, é o primeiro Bairro Parque do Brasil. Inspirado em tendências mundiais de planejamento urbano que privilegiam as relações humanas, une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura apoiados por uma infraestrutura de alta tecnologia. O Vivapark Porto Belo foi idealizado por Jaime Lerner, juntamente com paisagismo de Juliana Castro, e contará com uma área verde de mais de 138 mil m2. O empreendimento possui padrão internacional de sustentabilidade por meio da certificação LEED for
Communities, principal sistema global de avaliação de qualidade de vida em uma comunidade, e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
INFORMAÇÕES DE IMPRENSA – VOKKAN / VIVAPARK PORTO BELO:
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!