Batizada de ChatPetrobras, solução implementada com a Microsoft Azure OpenAI Service irá apoiar os times da Petrobras na geração de conteúdo criativo e analítico, com segurança e privacidade
A Petrobras desenvolveu, em parceria com a Microsoft, uma nova ferramenta interna de geração de conteúdos criativos e analíticos para apoiar seus times nas tarefas de trabalho. Batizada de ChatPetrobras, a ferramenta utiliza o modelo GPT e tecnologia de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure OpenAI Service. O aplicativo já está disponível por meio de um portal interno para 110 mil trabalhadores da Petrobras, entre empregados próprios e prestadores de serviço, para a realização de diversas atividades como a elaboração de relatórios, resumos, apresentações, além de responder perguntas e dúvidas dos usuários. A expectativa é que a implantação da plataforma facilite a rotina de trabalho na Companhia, levando a reduções de tempo e custos nos processos administrativos e operacionais.
Com essa iniciativa, a Petrobras se une aos principais players globais que estão adotando IA generativa com pioneirismo, valendo-se da segurança proporcionada pelo Azure OpenAI Service para desenvolver uma solução de uso corporativo.
O ChatPetrobras foi desenvolvido com base em políticas de segurança da informação, proteção de dados, conformidade, normas e regulamentações do governo brasileiro às quais a Petrobras está sujeita como uma empresa de economia mista, evitando a exposição de informações internas e garantindo a integridade dos dados empresariais. A solução conta com as mais avançadas camadas de segurança e proteção nativas do Azure OpenAI Service e todos os dados estão protegidos sob o domínio interno da Companhia.
Segundo o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras, Carlos Augusto Barreto, o lançamento do ChatPetrobras é um marco na história da empresa e demonstra o compromisso com a inovação e a transformação digital. “A Petrobras é uma empresa que sempre se reinventou ao longo dos seus 70 anos, buscando novas soluções para os desafios do setor de energia. Essa solução representa uma forma de utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos nossos processos”, afirma.
Com a utilização do ChatPetrobras, a empresa terá ainda mais insumos para tomar decisões mais rápidas e precisas, gerar insights valiosos para o negócio e otimizar processos internos. O Azure OpenAI Service utilizado no ChatPetrobras oferece recursos de compreensão e geração de linguagem natural, tradução e geração de código, e beneficiará tanto as áreas de negócio, por exemplo a Exploração & Produção (E&P), Reservatórios e Poços, como os segmentos administrativos e corporativos, tais como Comercialização, TIC, Engenharia, Jurídico e Recursos Humanos. A solução servirá como arquitetura base para incorporação de IA generativa nas aplicações da Companhia e faz parte da estratégia para democratização do uso de inteligência artificial na Petrobras. A ambição da estatal é que todos seus colaboradores estejam aptos a atuar como cientistas de dados, tendo acesso, de forma simples e ágil, tanto às competências técnicas quanto às ferramentas avançadas para geração de cada vez mais valor para a empresa através de IA.
“Temos uma parceria de longa data com a Petrobras e ficamos orgulhosos em colaborar para que a empresa resolva seus desafios por meio da tecnologia. Esta iniciativa é um ótimo exemplo de como os recursos de IA da Microsoft podem ser aplicados nos mais diferentes setores e têm o potencial de contribuir para a transformação do segmento de Energia, aprimorando a produtividade da força de trabalho e potencializando a eficiência operacional por meio de insights e colaboração”, explica Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países, com 122 subsidiárias, a empresa é líder em inovação e no desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a Inteligência Artificial (IA) e aplicações em nuvem. No Brasil há 34 anos, a Microsoft possui um ecossistema de mais de 25 mil parceiros. Desta forma a empresa mantém uma robusta estrutura de negócios, altamente eficiente, e que conta ainda com um Centro de Transparência, que visa promover a computação confiável e segura, o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL – Advanced Technology Lab), e o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC – Microsoft Technology Center), em operação no Brasil desde janeiro de 2012. Com o objetivo de contribuir com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão no País, a Microsoft também lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil que tem, entre os seus pilares, a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia, condição essencial para promover a transformação digital das empresas brasileiras. Desde julho de 2020, quando foi estabelecido o plano Mais Brasil, até julho de 2023, 7,8 milhões de pessoas foram alcançadas com diferentes iniciativas de qualificação e requalificação.
Fonte: Petrobras
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!