O estudo de 2017 do Indicador de Eficiência Energética (EEI) da Johnson Controls entrevistou cerca 600 executivos na Argentina, Brasil, Colômbia e México. A edição deste ano indica que 58% das organizações consultadas na América Latina estão dando mais atenção à eficiência energética do que há um ano e 43% planejam aumentar os investimentos em eficiência energética e energia renovável no próximo ano.
Embora a economia de custos de energia continue sendo o principal condutor de investimento (26%), mais de 20% das organizações na América Latina classificaram o aumento da segurança energética, a redução das emissões de gases de efeito estufa, o aumento do valor dos ativos dos edifícios e a melhoria da imagem da marca como impulsionadores extremamente importantes para o investimento.
Mesmo com a demanda por edifícios verdes aumentando, mais organizações planejam ter edifícios de energia zero do que edifícios verdes certificados no futuro. 54% das organizações planejam atingir um status de consumo de energia quase zero, consumo líquido de energia nulo ou com energia positiva, liderando o interesse. 42% das organizações já têm ou planejam ter pelo menos um edifício verde certificado no futuro, com o Brasil mostrando o maior interesse.
A resiliência é uma consideração cada vez mais importante para os investimentos em infraestrutura: 62% das organizações declararam que a manutenção de operações críticas durante eventos climáticos severos ou interrupções de energia prolongadas é muito ou extremamente importante quando se considera investimentos futuros em infraestrutura. Já 36% das organizações são muito ou extremamente propensas a ter uma ou mais instalações capazes de operar na rede nos próximos 10 anos.
O EEI 2017 indica também que construir benchmarking de desempenho e a liderança governamental são as políticas mais eficazes que impulsionam a melhoria da eficiência energética. 78% das organizações classificaram o benchmarking e a certificação do desempenho como muito ou extremamente importantes na promoção de melhorias de eficiência energética, com a classificação mais alta do Brasil. 73% das organizações classificaram a liderança do governo em locação, construção de projetos e retrofits como muito ou extremamente importante para gerar melhorias de eficiência energética, com a classificação mais alta da Argentina.
“O benchmarking e a certificação do desempenho do edifício são impulsionadores importantes do investimento e da melhoria”, diz Clay Nesler, vice-presidente de energia global e sustentabilidade da Johnson Controls. “Programas como o EnergyStar® e os sistemas de classificação de edifícios verdes fornecem um meio de medir e comparar o desempenho do edifício, ao mesmo tempo em que são reconhecidos os esforços para melhorar a eficiência, a saúde, o conforto, a produtividade e outros resultados.”
É o 11º ano que a Johnson Controls realiza o levantamento EEI, que analisa planos, práticas e investimentos em eficiência energética e energia renovável entre os decisores de nível executivo responsáveis pelo gerenciamento de energia e instalações em edifícios. Os 1.500 entrevistados deste ano são provenientes de 12 países, representando as principais regiões econômicas do mundo e uma variedade de carteiras de facilidades comerciais, institucionais e governamentais. Estes países incluem os Estados Unidos, Canadá, Polônia, França, México, Argentina, Índia, Cingapura, China, Colômbia, Brasil e Alemanha.
Sobre a Johnson Controls’ Building Technologies & Solutions
A Johnson Controls’ Building Technologies & Solutions tem um portfólio incomparável de produtos e soluções para HVAC-R, segurança e proteção contra incêndio para criar edifícios mais seguros, inteligentes e eficientes. Operando em mais de 150 países por meio de uma forte rede de canais de distribuição, a expertise em inteligência de integração para edifícios e as soluções de financiamento de energia ajudam proprietários, operadores, engenheiros e empreiteiros a transformar o ciclo de vida das edificações em ambientes seguros, conectados e sustentáveis. Sua liderança de mercado é estabelecida por meio de uma gama completa de marcas de confiança, incluindo as de segurança e incêndio Simplex e Grinnell, e as marcas de HVAC-R YORK®, Sabroe® e Metasys®. Para mais informação, visite www.johnsoncontrols.com.br ou siga @JCI_BEnews.
*Com informações de Press à Porter
Fonte: Procel Info