A Cedae – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio – confirmou nesta quarta-feira (28) que, dentro do seu planejamento estratégico de preparar suas principais estações para o período de maior consumo que se aproxima, o verão, realizará hoje a manutenção preventiva do Guandu.
A intervenção, que terá duração de 24 horas, começa às 8 horas e termina às 8 horas de sexta-feira (30), e pode significar dificuldades no fornecimento de água aos bairros do Leme, Urca, Recreio e Santa Teresa, no Rio, e em Duque de Caxias – Baixada Fluminense –
Técnicos da companhia farão uma vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. O trabalho envolve cerca de 300 pessoas em diversos pontos da Região Metropolitana.
– A parada do sistema Guandu para manutenção preventiva é uma ação de engenharia voltada à realização de serviços que permitem a Estação a trabalhar com melhor desempenho e confiabilidade no período do verão e executar simultaneamente centenas de serviços de manutenção preventiva, corretiva e melhorias em sistemas de distribuição e adução em toda região metropolitana, além de ser uma operação planejada há meses – explicou o presidente da CEDAE, Jorge Briard.
O abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em algumas áreas isoladas (pontas de sistema) e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72 horas após a conclusão dos trabalhos para ser totalmente restabelecido. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante.
Construída em 1955, a ETA Guandu teve suas obras concluídas em 1963. A estação, a maior em volume de água tratada do mundo, conforme registro no Guinness Book, o livro dos recordes, trata 43 mil litros de água por segundo.
Via Agência Rio de Notícias
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!