Lubrificação De Guias, Barramentos e Fusos De Máquinas-Ferramenta
Para lubrificação de guias, barramentos e fusos de máquinas-ferramenta e outros tipos de máquinas-operatrizes é desejável que o óleo lubrificante tenha as seguintes propriedades:
- Aditivo de adesividade: guias, barramentos e fusos de máquinas-ferramenta encontram-se em posição que dificulta a retenção do lubrificante ( inclinada ou vertical ) e o óleo lubrificante tende a ser removido das superfícies metálicas, por gravidade, levando à uma deficiência na lubrificação.
- Aditivo modificador de fricção: para evitar a ocorrência do fenômeno chamado “stick-slip” percebido por trepidações e movimentos bruscos no início da operação ou quando da inversão do sentido do movimento alternativo ou rotativo da máquina-ferramenta.
- Aditivação anti-desgaste: para quando a lubrificação for realizada em condições de película insuficiente de óleo lubrificante denominada lubrificação limítrofe.
- Aditivação anti-corrosiva: para evitar a oxidação das superfícies metálicas quando a máquina-ferramenta estiver em regime de inatividade.
Figuras 1/2 – Lubrificação de guias, barramentos e fusos pode ser realizada por pincel, almotolia ou sistema de lubrificação centralizada a óleo
Na lubrificação de guias, barramentos e fusos de máquinas-ferramenta, geralmente, utiliza-se óleo lubrificante com Grau de Viscosidade ISO VG 68 e a aplicação pode ser feita com almotolia, pincel ou por sistema de lubrificação centralizada.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!
Gostaria de receber mais informação sobre este produto