Indústria de papel e celulose eleva o nível de suas práticas ambientais com o uso de lavadores de gases Fluid Feeder
As práticas sustentáveis estão entre os pontos chaves do progresso da indústria de papel e celulose, e tem sido alcançado por meio de investimentos vigorosos e operações responsáveis. No arsenal da sustentabilidade da indústria papeleira está o Lavador de Gases Fluid Feeder para a indústria de papel e celulose, um equipamento utilizado na coleta de partículas de gases e vapores presentes em plantas industriais, que evita eficientemente que a fumaça tenha algum tipo de efeito irritante ou que os odores causem incômodo para profissionais que trabalham no ambiente de fábrica.
O lavador é amplamente utilizado para remover compostos orgânicos voláteis e outros poluentes dos gases do processo de produção. Além disso, pode até ajudar na recuperação de algumas matérias-primas. Esse equipamento tem ainda como finalidade básica atender aos limites estabelecidos pelas regulamentações antipoluidoras e diminuir o impacto ambiental das operações industriais.
Para o diretor técnico da Fluid Feeder, Francisco Carlos Oliver, fazer uma lavagem dos gases é essencial para a qualidade do ar e eficiência dos processos nas indústrias de papel e celulose. O produto pode utilizar diversas tecnologias, que neutralizam os gases nos processos industriais. Esse trabalho pode ser feito, por exemplo, por meio de água. No caso, a solução contém apenas o líquido para inibir alguma substância química, dependendo das características dos gases gerados.
A neutralização por via seca é outra alternativa e utiliza um filtro sólido. Por esse tipo de tecnologia é possível utilizar carvão ativado simples ou outro elemento de acordo com o tipo de gás em questão. “Há ainda os lavadores que utilizam o método de operação intermitente e operação contínua”, ressalta Oliver.
Benefícios
O Lavador de Gases Fluid Feeder para a indústria de papel e celulose tem várias características sustentáveis, mas três são de maiores proporções. A primeira deles é a segurança para os envolvidos nos processos e os próprios processos da operação. Ela evita problemas mais graves e assegura a qualidade dos produtos finalizados.
A segunda característica é algo essencial nos dias de hoje, isto é, permite cumprir as normas ambientais, prática que é fundamental para obter qualidade do ar e, por consequência gerar ‘saúde’ para o meio ambiente. Por fim, a automação da lavagem dos gases facilita a sustentabilidade para todas as empresas, já que reduz custos e otimiza o tempo dos colaboradores envolvidos.
“Os lavadores de gases na indústria de papel e celulose são compostos por diversos elementos que auxiliam nas práticas sustentáveis, sendo que com o avanço das tecnologias e o aumento das pressões regulatórias e de mercado, especialistas do setor acreditam que a indústria continue a investir em novos métodos e equipamentos para o controle de emissões. O desenvolvimento de soluções mais integradas e inteligentes para o monitoramento e controle de poluentes deve se tornar uma tendência crescente, conclui Oliver, diretor da Fluid Feeder.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!