Paraná – O Paraná quer ser o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, na semana passada, durante o evento internacional Smart City Expo Curitiba, um projeto de lei propondo zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%.
Ele também afirmou que vai apresentar uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o estado também possa isentar o ICMS para a aquisição desses veículos.
A intenção, segundo o governador, é diminuir o uso de automóveis movidos à combustão, que são mais poluentes: “Estamos trabalhando antenados naquilo que o mundo vem fazendo. A busca de soluções sustentáveis é uma realidade com o uso de carros que poluem menos”, enfatizou.
Eletrovia
O Paraná já tem uma eletrovia, que é mantida pela Copel. São oito eletropostos na BR-277, ligando Paranaguá, no litoral, a Foz do Iguaçu, no oeste do estado. “A Copel faz parte desse processo porque acredita que este é o futuro da mobilidade urbana, não só para os carros de passeio, mas também no transporte público”, afirmou o presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero.
A rede que garante a recarga gratuita para carros elétricos foi apresentada pela empresa na exposição. Esta é a segunda edição brasileira do evento de cidades inteligentes do mundo. Além da Copel, a Sanepar e a Celepar também apresentam novidades tecnológicas na exposição, que é chancelada pela FIRA Barcelona, organizadora do evento mundial Smart City Expo World Congress.
Smart City Expo Curitiba
Durante o evento, que reuniu mais de 6 mil pessoas, de 80 cidades brasileiras e de 25 do exterior, foram discutidas quatro temáticas principais: viabilização de tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejamento de cidades inovadoras e inclusivas. O Smart City Expo Curitiba foi organizado pela iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, em parceria com a prefeitura de Curitiba.
A área de exposição contou com 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, além de mais de 80 especialistas e a participação de startups de Curitiba e região. Representantes das estatais paranaenses também participam de discussões sobre inovação e tecnologia no setor público.
Fonte: Procel Info