Maior empresa brasileira produtora de aço é campeã, também, na categoria de Mineração e Siderurgia
São Paulo, 26 de setembro de 2023 – Maior empresa brasileira produtora de aço, a Gerdau foi eleita como a melhor empresa do Brasil em ESG/Socioambiental pelo Anuário Época Negócios 360º, entre as 410 empresas avaliadas. A companhia também foi reconhecida como líder na categoria Mineração e Siderurgia por um dos mais importantes prêmios de negócios e sustentabilidade do País, promovido pela Época Negócios e Fundação Dom Cabral.
Na cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (25), em São Paulo, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, destacou que esse reconhecimento representa o esforço dos 36 mil colaboradores da Gerdau, que contribuem ativamente para o crescimento sustentável da companhia. “A Gerdau vive atualmente o melhor momento de seus 122 anos de história, resultado de sua transformação estratégica e cultural, que permitiu à empresa ter a capacidade de inovar e se adaptar a cenários distintos, dinâmicos e desafiadores” afirma o CEO.
Destaque na categoria ESG/Socioambiental aponta a evolução da jornada de sustentabilidade da companhia em todas as suas dimensões: social, ambiental e de governança. “Reforçamos o nosso compromisso com a construção de um futuro ainda mais sustentável e o protagonismo do aço Gerdau nesta história. Buscamos proativamente ser parte das soluções para os diversos desafios da sociedade, gerando valor para todos os nossos stakeholders”, conclui Werneck.
Anualmente, a publicação reconhece as melhores empresas em 24 setores da economia, considerando o desempenho financeiro, boas práticas de recursos humanos e governança corporativa, inovação, visão de futuro e responsabilidade socioambiental.
A premiação e a publicação do anuário são fruto da parceria entre Época Negócios e a Fundação Dom Cabral, que realizam anualmente um estudo sobre o desempenho das empresas no Brasil e indicam quais são os destaques. O levantamento analisa desempenho financeiro, ESG/Socioambiental, ESG/Governança Corporativa, Inovação e Visão de Futuro.
Sobre a Gerdau
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Fonte: Tatiane Fornari Nelli
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!